Glauco Vilas Boas

"Eu vi o meu povo amarrado

Todo acorrentado por falta de amor

Minha mãezinha estava comigo

E me sustentava com seu grande amor."

(Chaveirinho, "Águia Dourada", hino nº 15, por Glauco Vilas Boas)

CHICO CARUSO, cartunista

Conheci o Glauco no Salão de Humor de Piracicaba. Tinha um espírito anárquico, suas charges eram muito engraçadas e jovens. Era surpreendente que fosse tão iconoclasta e ao mesmo tempo bispo de uma igreja.

JUCA FERREIRA, ministro da Cultura

Glauco encarnava uma soma de qualidades tão rara a ponto de parecer ficcional: o anarquismo explosivo que marcava os personagens, a doçura com as pessoas e a condição de fundador de uma igreja. Essa sua natureza se choca de maneira inexplicável com a morte violenta dele e do filho --pelo que transmito meu abraço de conforto à família.

LAN, cartunista

Estou consternado. É uma perda muito grande para a nossa área. Glauco, Laerte e Angeli formam um trio maravilhoso. São estilos diferentes, personalidades próprias, mas é impossível falar do Glauco sem falar dos outros dois. A violência de Rio e São Paulo me indigna.

LOURENÇO MUTARELLI, escritor, ator, dramaturgo e autor de histórias em quadrinhos

Ele tinha trabalho único, não se vê nada parecido com ele. E essa forma é algo muito estúpida. Não conhecia pessoalmente, mas é um cara por quem tenho muito carinho e admiração. Fazia coisas para divertir, trabalho de humor tão interessante e rico. Fiquei muito sensibilizado. É algo que a gente não quer aceitar mas é obrigado a aceitar.

NUNO RAMOS, escritor

Ele tinha essa coisa vagabunda, vira-lata do traço. Fácil, solta, uma espécie de dejeto urbano. Não era um traço tão caprichado como o do Angeli. O Henfil seria o patrono do caminho dele. Ele tinha personagens incríveis. Eu lia todo dia.

REINALDO, humorista do "Casseta & Planeta" e cartunista

O Glauco era único, não dá para comparar com ninguém. Era como se o desenho dele tivesse um subtexto: "eu sou o Glauco e você não é". E pareciam desenhos animados num papel. Estavam parados, mas com muita animação. É uma obra que vai fazer muita falta.

Serra lamenta a morte "trágica e precoce" do cartunista.

"Dono de um traço caligráfico, ele criou toda uma galeria de personagens, alguns tão familiares que são hoje parte do nosso cotidiano nas 'tirinhas' dos jornais", diz o governador.

Serra afirma ainda que Glauco "era um crítico dos usos e costumes do nosso país sem perder a leveza e o humor tão brasileiro de seu desenho".

Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no 'Diário da Manhã', de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.

Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e, no ano seguinte, começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1984, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.

Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, entre outros.

Em 2006, ele lançou o livro "Política Zero", reunião de 64 charges políticas.

VEIO EM PAZ ...

VOLTA EM PAZ!

ps: matéria extraída do site uol.

Viviane de Matos
Enviado por Viviane de Matos em 15/03/2010
Reeditado em 16/03/2010
Código do texto: T2139321
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.