São Paulo dos Antigos Poetas

São Paulo dos antigos poetas

Nas névoas obnubiladas onde dormisse o passaredo inebriado pela leve neblina e, a quem acordasse mais cedo, posto que não houvesse nenhum segredo, e já fosse à agitada cidade tão rápida como torpedo. E por lá Já existissem os “ramos” de Azevedo nas mais plenas mocidades. Antigo cerne a discernir seus impregnados segredos. Lá sobejavam frondosos arvoredos. A lua derramava o seu pranto de luz do Largo da Luz passando pelo São Bento da Cruz ao sapientíssimo São Francisco de Jesus. Não meteremos aqui a religião. Embora, se atocovelasse empolada multidão. Castro e Barbosa com seus pergaminhos nas mãos e muita prosa se faziam da vertiginosa poesia de antanho dias transformarem-se em belíssimas canções. São Paulo da Garoa, nave de boa proa. Nela continuava seus capitães a soletrarem seus versos. Abolicionismo de Nabuco a rezar o seu terço. Século dezenove, onde descartava grande nome: Fagundes, para não misturar o Azevedo, que aqui se confunde, qual Varela respeitava sem medo. Logo seguiria do: Bexiga, Rubinato e seus Demônios natos da garoa. Fato que faria alusão à paixão da miscigenação do ítalo-lusófono-alemão... E de tantos outros irmãos. Gente boa.

Quem diria que, tal megalópole pudesse a galope produzir tamanha poesia...

jbcampos
Enviado por jbcampos em 30/03/2010
Reeditado em 25/03/2015
Código do texto: T2168432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.