Mãe!

É maravilhoso comemorar a alegria em ser mulher para poder então partilhar de forma divina com o dom da criação. Mãe, ser que participa em harmonia com a vida, com o nascimento, com a expressão máxima do amor, que compreende e conhece o verdadeiro amor, o amor incondicional, absoluto. Mãe que sufoca o medo, a insegurança, os tabus e todas as desesperanças para enfrentar um mundo novo no qual estão todas as suas alegrias e a felicidade plena, mundo este que se concentra, que converge no seu objetivo maior, um mundo desenhado para si mesma, o mundo de sua prole, de seus filhotes.

Mãe que concebe no ventre, mãe por adoção, mãe acidental, mãe planejada, mãe que nunca experimentou a maternidade no lar, mas concebe a humanidade ou grupos de risco para cuidar e conduzir ao melhor caminho. Não importa, qual tipo de mãe, o que vale homenagens mesmo é o compromisso com o amor e a transformação do mundo em um espaço mais promissor de vida e encantamento.

Somente a mãe permanece junto, em perfeita simbiose, ou na penumbra (quando não é bem vinda), no momento em que todos se afastaram, em que todos julgam e excluem do convívio os “indesejados”. A mãe ama e olha com profundo afeto e percebe naquele serzinho ainda com as marcas impostas pela natureza diante da força do nascimento (onde todos acham bonitinho, mas tem cara de joelho), ela vê e reconhece seu príncipe ou sua princesa.

Há tanto para render em homenagens às mães, porém nada é mais complexo e misterioso do que sua abnegada devoção aos filhos, sua dedicação, seu perdão. A mãe está presente quando todos se foram, quando a dor surge, quando o amor acontece, quando se está tão feliz que o mundo em volta parece não existir, ama quando é retribuída, ama com a mesma intensidade quando é rejeitada, quando é esquecida.

Mãe não aprende a amar, ela ama antes que fôssemos nascidos ou mesmo concebidos. Seu amor não tem princípio nem fim e nos faz entender a própria gênese divina. O amor de mãe não é ensaiado nem termina e possui apenas um caminho, aquele que a leva diretamente ao coração do seu filho. Vai contra suas próprias convicções para tentar entender seu filho, transgride regras, leis se assim for necessário pra defender sua cria.

Ser mãe é mais do que uma opção, é antes de tudo uma condição humana para transformar o mundo e fazer acontecer o grande milagre da existência. Hoje é um dia, dos muitos em que podemos dedicar a este ser indiscutivelmente importante para a construção da humanidade, o nosso afeto, nosso agradecimento e nosso amor aprendido, mas também fecundo.

Mãe... doce palavra sem rima e recheada de significados.

Nísia Maria de Souza
Enviado por Nísia Maria de Souza em 08/05/2010
Código do texto: T2245264
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.