Mãe

Eu sempre ouvi dizer que mãe não é aquela que põe no mundo. Mas aquela que cuida, dá carinho, amor, e presença. Aquela que nos transmite confiança e que nos faz ter esperança e perseverança em vida. Em tudo o que formos fazer, ela está lá. Nos apoiando. Sempre. Sorrindo em nossas vitórias, e sangrando em nossas dores.

Eu acredito nisso.

Na minha vida, a figura materna se fez presente em vários corpos. Em vários olhares. Em mãos diferentes que sempre me acarinharam. Eu nunca tive uma só mãe. Eu tive várias mães, que sempre me amaram e demonstraram. E as quais eu sempre amei. E amo.

Hoje foi um dia de grandes lembranças.

Lembrei de minha vozinha Jesus, em quem penso todas as noites antes de ir pra cama. Eu sinto uma certa culpa por não lembrar tanto dela. Eu era tão pequena. Tenho medo de esquecer a voz, o rosto, o cheiro dela. Tenho medo de acreditar que eu não era tão querida. Eu sei do seu amor. E o meu é imensamente maior, vozinha. Eu sonho todos os dias em te abraçar. Eu sei que esse dia vai chegar. Logo vou poder estar no aconchego dos teus braços.

Enquanto esse dia não chega, abraço e cuido da sua irmã, minha vozinha Ana. Que doidinha! Ela faz de tudo pra que a gente ria muito. Aliás, ela é como mãe da minha mãe. Quando minha vozinha morreu, ela cuidou pra que minha mãezinha não sentisse solidão. E se completaram em sua dor. As Ana's da minha vida. Elas me fazem feliz só por sorrirem e serem felizes apesar de tudo. Minha vó é uma guerreira. Perdeu a irmã e o filho em um espaço de tempo tão pequeno. E irradia felicidade. E digo o mesmo de minha mãe. Elas se parecem tanto.

Mas a lembrança mais inesperada foi a da tia Amparo, que era uma linda. Me carregava pra todo canto. Me fazia sentir da família dela. Aliás, me apresentou a toda a família dela. Eu a amava muito. E sofri muito sua perda.

E eu também não poderia deixar de falar da minha madrinha linda, tia Maria. Nossa! Se todas as madrinhas fosse como ela, todos seriam tão mais felizes.

Eu nem tenho o que falar. É que "MÃE" é uma palavra tão pequena, e cabe tanto Amor.

Dona Teresa... onde quer que esteja, que esteja bem! Nunca lhe chamei de tia, nunca tive muita proxinidade com a senhora, mas sempre a respeitei, por tudo o que a senhora viveu, e por toda a sua luta.

Ajude - me a ajudar minha amiga.

A senhora sabe que tenho tentado. Mas eu não entendo. E não consigo sozinha.

Fique em paz.

Eu amo você!

Tia Lenita...

Eu amo você!

Estar distante não é falta de Amor, viu?

A senhora sempre foi um amor comigo. E agradeço poder ter conhecido sua filha, e ter sido amiga dela por tanto tempo.

EU AMO VOCÊS, MAEZINHAS!

EU AMO VOCÊS!

Espero que todas as mães do mundo tenham tido o mehor dia das mães!

E que a felicidade de vocês dure... por todo o sempre!

MÃE! Eu nunca poderei viver sem o seu Amor!

Amo você!