O legado de Sócrates

A filosofia de Sócrates pode ser sintetizada nos seguintes pontos:

Do conhecimento

Sócrates disse: “Sei apenas que nada sei”. Essa afirmação do grande buscador da verdade nos permite deduzir que o conhecimento é infinito (ninguém pode ter a pretensão de possuir toda a verdade, porque não há limite para a aquisição de novos conhecimentos), mutável e relativo (o que hoje é uma verdade, amanhã poderá não ser mais, por isso devemos manter a mente sempre aberta para novas informações).

Do autoconhecimento

Sócrates disse: “Uma vida que não é questionada, não merece ser vivida”. Nossos pensamentos, sentimentos e atitudes devem ser permanentemente analisados, para serem aperfeiçoados. A transformação intelectual e moral dos indivíduos é a única maneira segura de transformarmos a Humanidade para melhor, a única solução definitiva para os grandes problemas humanos.

Da imortalidade

Sócrates disse: “Não sou o meu corpo; sou minha alma”. Quando os discípulos sugeriram que fugisse para escapar da execução, ele afirmou: “O que me importa a vida, se a eternidade me pertence ?”. Séculos depois de Sócrates, Pascal diria: “De tal maneira a imortalidade da alma nos diz respeito e toca-nos tão profundamente, que é preciso ter perdido todo sentimento para considerar esse problema com indiferença”. A convicção de que somos eternos e indestrutíveis deve comandar nossas vidas. Devemos interiorizar esta verdade: não sou o corpo, mas estou no corpo; jamais morrerei, apenas meu corpo deixará de existir. Quando esta verdade for levada a sério por todos, muitos preconceitos e erros da Humanidade acabarão.

Honremos a memória desse grande mestre da verdade não somente estudando a sua obra, mas acima de tudo procurando divulgar e vivenciar essas verdades imortais.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 01/06/2010
Código do texto: T2292418
Classificação de conteúdo: seguro