Meu mestre inesquecível

Fui uma criança muito tímida. Ainda lembro-me de que nas festas familiares escondia-me embaixo da mesa com vergonha das pessoas.

Quando transformei-me em adolescente sentia vontade de falar, de participar das aulas, mas minha auto-estima era baixa e eu sempre escondia-me através da minha timidez. Talvez, por isso, tenha sido uma aluna mediana até o 3º ano ginasial.

1969, 4º ano ginasial, foi quando um anjo surgiu em minha vida. Professor de Moral e Cívica no ginásio e de Literatura no colegial. Com sua fala nordestina foi conquistando-me e acredito que ali pude começar a “DES-COBRIR” meu potencial. Este anjo incentivou-me a participar do Centro Cívico, escalando-me para ser a oradora nas solenidades escolares. Escusado dizer que eu tremia ao falar em público, mas ele com seus olhares dizia: -“Vá em frente, solte as amarras, você é capaz!”

1970, este anjo faz-se presente na Literatura, conduz-me a viajar através dos romances de Camilo Castelo Branco. Sob sua influência o desconhecido tornava-se conhecível.

Nessa época, já participava das aulas, dos debates, expunha meus pontos de vista e as apreensões desapareciam.

Este anjo trouxe-me revelações, deixou a literatura do professor que escreve na alma.

Fui estudar Psicologia sem nunca esquecer os olhares significativos daquele professor.

Hoje, 30 anos depois, quando estou lecionando, conduzindo algum treinamento ou, às vezes, ministrando uma palestra, recordo sempre daquele Mestre. Muitas vezes ridicularizado pela turma por seu sotaque nordestino e seu jeito de “milico”, mas que, com a sua ternura e com o seu poder de enxergar além das aparências, deixou em mim uma paixão pelo ensinar e pelo conduzir o homem em busca do seu ser.

Meu Mestre Inesquecível, Prof. Antônio Malveira, do Colégio Estadual Dilermando Cruz, onde quer que o senhor esteja receba em forma de oração: Obrigada, Mestre !

Regina Coeli Carvalho

Março/1999