COMEMORAR...

COMEMORAR...

Estar com memória de algo que constitui a própria história. Celebrar então, atualizando aquilo que está guardado de forma perene no coração.

Alegrar-se, dar as mãos, sorrir, dançar, convidar família, aqueles amigos que são irmãos; enfim, unir e reunir a muitos para participarem da comemoração.

Brindar o amor, a união, os dias, os meses, as lutas, as conquistas, as diferenças, as semelhanças. Perceber que na matemática do amor, 2 significa 1, e na gramática de um relacionamento durador o "eu" substitui-se pelo "nós".

A benção de Deus... Revestir com o Divino aquilo que é humano. Benção que é gratidão por poder chegar e conquistar; e também é proteção e força que capacita a perseverança no mesmo caminho, de flores e espinhos, de fidelidade e dificuldades, de vitórias e lutas.

A dança... Reflete os passos dados, na alegria e na bondade que prevaleceram sobre as dores e o pranto.

O bolo e outros... O trigo que simboliza a fartura, o sabor, o sustento e a beleza da união celebrada e partilhada.

As fotos... Registram momentos marcantes numa tentativa de imitar aquilo que o coração faz.

As alianças... Simbolizam a aliança que Deus fez à humanidade. Nelas, a fidelidade, o sinal de Deus, o sinal do amor mútuo, a confiança adquirida pelo querer tornar perene a união.

As perdas, as lágrimas, as ausências... não são descartadas na comemoração; do mal sempre há como tirar algum bem, por mais difícil que seja. Num mal concreto, pode-se enxergar o aparente bem e considerá-lo oportunidade. A união exigida, o apoio mútuo, um porto seguro que se encontra diante das tempestades inesperadas contingentes à vida.

Comemorar é algo que faz parte da vida. E quantas formas temos de comemorar: Bodas de prata e outras, aniversários, aprovações, campeonatos, formaturas, festas religiosas, etc. Quaisquer que sejam, sempre há os motivos, as razões que são explicadas e expressadas a partir do coração.

Enfim, comemorar é a forma condensada de expressar num dia o amor existente numa história construída, mantida e que por ser celebrada, torna-se motivação para perdurar por toda a vida.

Obs: Inspirado nas bodas de prata de meus padrinhos de batismo, realizada no dia 17/06 em São Paulo.

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 25/06/2010
Código do texto: T2341052
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.