A IMPORTÂNCIA DO DIA 09 DE JULHO PARA OS PAULISTAS...

O dia 09 de julho é uma das datas cívicas mais importantes no calendário do Estado de São Paulo, pois é data comemorativa da Revolução Constitucionalista de 32, a primeira grande revolta contra o governo federal e a última armada no Brasil.

A Revolução Constitucionalista de 32 ou Guerra Paulista foi o movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo entre os meses de julho e outubro de 1932 para derrubar o Governo de Getúlio Vargas e promulgar uma nova Constituição.

Contou com o alistamento de 200.000 voluntários, entretanto, estima-se que 60.000 lutaram no exército constitucionalista.

Os Estados brasileiros perderam sua autonomia concedida pela Constituição 1891 na Revolução de 30, razão esta que motivou a Guerra Paulista.

O Estado de São Paulo, depois da Revolução de 32, voltou a ser governado pelos paulistas e após dois anos a promulgou-se a Constituição de 1934.

Viva os bravos combatentes!

B. Stievano.

Bianca Stievano
Enviado por Bianca Stievano em 09/07/2010
Código do texto: T2367815
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.