A Poesia em Celorico da Beira…
Dias 24 e 25 de Julho de 2010



Antes do dia dos avós – 26 de Julho – fomos (Marco Gonçalves e Elvira Camarinha) a Celorico da Beira assistir à condecoração de
 
Joaquim Evónio,Alda Cabral,Rosélia Martins, Susana Custódio, Engº.José Francisco Gomes Monteiro & Zé Albano

Alda Cabral, uma escritora de Minhocal. Arrepiante é o vocábulo que me ocorre diante de tanta ternura, de tanta modéstia, num oceano de poesia. Ai este Portugal bendito que se desbrava em poemas no eclodir de Julho quente…

Rosélia Martins, Engº.José Francisco Gomes Monteiro & Alda Cabral

O senhor Presidente da Câmara de Celorico da Beira, Engenheiro José Francisco Gomes Monteiro foi um anfitrião sem mesuras. Discursou com enlevo e altivez, mas com uma simplicidade de intenções. Foi apresentado como um mandatário da Providência que opera junto dos que precisam dele, como o referiu no seu discurso. Uma ternura em redondilha maior.
Tudo isto foi possível graças ao empenho e dedicada articulação do poeta do chapéu: José Albano, rei dos acrósticos em terras da Beira, inigualável no trejeito, na abordagem naïf com laivos de malandrice catalisadora.
De norte a sul foram condecorar a ilustre vate de Minhocal:



Joaquim Evónio (da Varanda das Estrelícias), Rosélia Martins, Susana Custódio, (Membro da ONE) Manuela Dinis, Luís Mota Filipe, Marco Gonçalves (Autor do livro Sentir) e Elvira Camarinha (libre pensée) por entre a população que recebeu a sua condecoração com ovações.
Pela tardinha, quase noite, defronte ao Mondego, em repasto no Lagar foram declamados poemas diversificados, escolhidos…singela apoteose! Magia lírica sob a flauta dos deuses! Uma ternurenta forma de sermos mais e melhores…as fotografias não traem a fidedignidade de cada momento, poetas mais e maiores por entre a loucura de um real: central do SER!
 
Texto de: Elvira Camarinha

Zé Albano
Enviado por Zé Albano em 29/07/2010
Reeditado em 30/07/2010
Código do texto: T2406765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.