SÃO FRANCISCO / O Santo da PAZ e do BEM

Hoje é Dia dedicado a São Francisco. Em minha cidade Parnaíba , no Piauí é até feriado.É uma multidão de fieis que durante o novenário vai até a igreja dos frades capuchinhos fazer suas preces e agradecer as graças alcançadas ao santo milagroso.

Aprendi também desde cedo a ter devoção por ele. Minha mãe chegou a ser Franciscana Secular tendo se dedicado a vida em estilo de pobreza e de amor aos pobres.Assim fomos criados nessa filosofia de vida cristã.Nada de luxo, superfluos e desperdícios!

O Franciscanismo apesar de ser secular, como o crianismo, segue os ritimos das renovações sociais sem perder em si sua essencia, pois se fundamenta no Evangelho.

Aprendi com minha mãe franciscana Jeanete que como cinco são os dedos de uma mão, cinco são as caracteristicas franciscanas como:

1º-União de Deus-é nossa vocação cristã a permanente união de nossa vida com Deus, no serviço dos homens.

2º-Vida evangélica- é vida de oração, evangelização e humanização vendo Deus em tudo sobretudo na natureza.

3º-Fraternismo-é tornar o amor universal estendendo-se a todos os irmãos, confiando e amando a todos indistintamente.

4º-Minorismo-significa humildade,simplicidade e pobreza não se preocupando com o dia do amanhã e evitando o acúmulo de bens materiais.

5º-Apostolocidade-é o ato de agir quando encontramos Cristo e reconhecermosque não o encontramos para nos apoderarmos dele, aprisioná-lo em nós, mas levá-lo ao outro e transmitirmos seus ensinamentos.

Espero que tenha contribuído com você amigo para maior divulgação da devoção de São Francisco, o autor de ""Faça-se de mim um instrumento de Paz onde houver odio que eu leve o Perdão..."

Que São Francisco nos abençoe e nos ensine o verdadeiro caminho da PAZ e do BEM !

yedamsm
Enviado por yedamsm em 04/10/2010
Código do texto: T2537787