DIA DO PROFESSOR

DIA DO PROFESSOR

Há um certo tempo conversando com minha querida e saudosa mestra, falávamos da qualidade da escola. Lembro-me nitidamente quando ela me disse: Madalena hoje tudo mudou, não se faz mais escolas, nem professores e nem alunos como antes. Ela me dizia, você se lembra quando um filho ofendia um professor (isso quando ofendia) os pais não perdoavam e castigavam, não iam tirar satisfação na escola, por que sempre foi imposta a condição de que o professor estaria acima do aluno. A regra da escola era o professor ensinar e o aluno aprender sempre com respeito.

Como não concordar com ela se era assim mesmo, mas ela prosseguiu me dizendo: Vou te contar uma coisa que aconteceu quando lecionei numa outra escola fora de nossa cidade, pois eu já estava aposentada. Ela – quando me dirigia para minha sala de aula, ao passar por outra sala, não me contive e voltei para me certificar de que eu estava realmente vendo um absurdo com determinada professora e me contou.

Não acreditei quando a vi sentada na cadeira com as duas pernas encima da mesa e eu fiquei por uns minutos olhando a cena, ela me olhou, virou o rosto e permaneceu na mesma posição, então minha mestra me perguntou: Onde você acha que está a culpa pelo desrespeito? Eu disse na professora, ela me disse, com certeza na professora e continuou – como pode alguém exigir respeito quando não se dá? E a sala da professora ela me disse que era uma bagunça.

Conhecendo minha mestra como eu a conheci imaginei a revolta dela com isso e ela balançava a cabeça num gesto negativo e me dizia que daquele fato não se conformava por que jamais ela nem as da época dela tiveram uma atitude igual, nem longe dos alunos, quanto mais perto. Então eu deduzo por essa conversa e por tantas outras quando ouço que precisaria rever muitas coisas nas escolas e no ensino.

Eu também ensino, mas não sou professora, não tenho grau superior sou apenas monitora de ensino numa escola semiprofissionalizante da prefeitura, dando aulas do curso básico de informática e procuro ser mais discreto possível, não ensino a eles apenas o curso que me foi destinado, converso, falo de valores, falo do futuro deles, de como tem que respeitar para ser respeitado, na minha humilde escola o aluno não entra com a roupa que quer, no início das aulas conversamos com os pais e mostramos as regras e somos atendidos.

Claro que não sou nenhuma idiota para comparar o que eu ensino diante do aprendizado de anos, mas será que não tem um jeito de mudar? Na minha modesta forma de pensar eu acho que todos somos educadores e um deslize nosso pode por em risco a vida de uma criança.

Eu sinto orgulho quando os pais de meus alunos me encontram e me agradecem por que dizem que eles confiam em mim. Nem em sonho falo mal de um professor, acho uma profissão divina, por que não é fácil estar numa sala de aula nos dias de hoje, bem sei disso, mas foi a profissão escolhida por eles, então devem dar o máximo de si. Deixo claro que eu falo mais do ensino fundamental que vejo como base da criança na escola. Da mesma forma rebato contra pais que passam a mão na cabeça dos filhos, os pais precisam ter mais responsabilidades e apurem os fatos antes de atirarem pedras nos professores.

Uma vez uma pessoa me disse que antes dos filhos iniciarem na escola, os pais é que deveriam ter umas aulas e eu concordei, por que parece que a maioria acha que o filho tem sempre razão e é por isso que quando saem do fundamental, pensam que podem fazer o que bem entendem por que teve o maior apoio dentro de casa (quer dizer, já no fundamental estão fazendo o que bem entendem).

Sou contra também essa lei que protege o menor em tudo, isso é um absurdo, ninguém tem o direito de por a cara na educação de um filho, quem tem que educar os filhos são os pais e a escola está para ensinar.

Acredito que falta incentivo para os professores, falta limite para as crianças e falta a responsabilidade dos pais, infelizmente a maioria das crianças de hoje vêem a escola como um lugar qualquer e a culpa não é delas. Creio que falta amor para que tudo possa mudar, as aulas de religião não estará fazendo falta nas escolas e em casa?

Um psicólogo uma vez me disse que um filho quando tem base dentro de casa, ele poderá errar, mas retorna ao caminho certo e acho que ele não está errado, já presenciei fatos neste sentido.

Quero deixar meu mais sincero agradecimento e o meu carinho para todos os mestres e que não seja apenas dia 15 o Dia do Professor e sim todos os dias, que Deus os abençoe, os ilumine e os protejam sempre, que as crianças aprendam a amá-los, a respeitá-los e que os pais incentivem seus filhos para contribuírem com uma escola melhor e não os incentivem a destruí-la.

A você minha querida mestra D. Maria Amália que é minha eterna amiga e professora, meus parabéns pelo dia de hoje e que Deus lhe pague pela honrosa profissão que um dia escolheu e soube com amor fazer germinar tantas sementes.

PARABENIZO TODOS OS PROFESSORES E QUE ELES SEJAM LUZES NA CAMINHADA.

Mada Cosenza

14/10/2010

Obrigada mestre Jacó pela maravilhosa interação que veio abrilhantar este texto.

15/10/2010 10:44 - Jacó Filho

Extraordiária sua homenagem, o professor é uma extensão da família e merece ser respeitado como os pais... Beleza absolura mestra... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

Mada Cosenza
Enviado por Mada Cosenza em 14/10/2010
Reeditado em 15/10/2010
Código do texto: T2556751
Classificação de conteúdo: seguro