Literatura de Raiz: encontrada na obra "Senda de Flores e Espinhos", do escritor ADALBERTO LIMA

Literatura de Raiz: encontrada na obra “Senda de Flores e

Espinhos”, do escritor ADALBERTO LIMA.

Autora: Solange Gomes da Fonseca

A construção das identidades e as representações de mundo são retratadas no livro “Senda de Flores e Espinhos”, com um olhar sistêmico /funcional do escritor Adalberto Lima, que nos presenteia com uma magnífica literatura de raiz.

Como Romantismo, através da sua composição lírica, o escritor usa e abusa das metáforas, das frases diretas e comparações. Tendo como principais temas abordados seus amores platônicos, acontecimentos de sua infância, juventude e seus mistérios...

O escritor mineiro resgata imagens remotas e difusas que vão reconstruindo valores que para ele são “pedras preciosas”, são seus verdadeiros tesouros, que a “Senda” traz nos trechos de relembranças das pessoas simples da sua infância.

O livro “Senda de Flores e Espinhos”, estrutura-se tendo em vista a teorização, aplicação e encontro de alternativas aos problemas suscitados pela análise dos fenômenos de linguagem em torno das intenções (individuais e coletivas) comunicativas na conversação do dia-a-dia, chistes, sonhos, controvérsias, das metáforas, da arte, da cultura regional, bem como discutem modelos de interpretação e compreensão em diferentes campos de idéias, questões teóricas e práticas que, contemplamos e observamos nas dimensões sintática, semântica e retórica da linguagem que o escritor de diversos gêneros literários utiliza com esmera perfeição nas suas construções literárias.

Trazendo em seu bojo os novos questionamentos de uma época vivida entre amigos, nos possibilita entrar numa perspectiva de reflexão sobre seus temas e abordagens principais, quanto em uma perspectiva dialógica de seus personagens. Exemplificamos essa passagem, no seu “novo” trabalho de campo literário com “A DAMA DO METRÔ”.

Nesse caminhar nas “Sendas”, a história é um processo mágico que reconstrói os sonhos, no tornar conhecida a experiência de outras gerações, no perceber dos eventos que se produzem na sucessão do tempo, e na oficina de linguagem transformada e criada pelo escritor contemporâneo, num processo evolutivo do seu texto literário.

Entramos no universo literário do escritor e nos seus livros percebendo um símbolo da atmosfera cultural e afetiva vivida pelo próprio, onde transforma sua terra natal, como foco, principal de suas criações. Transformar essas impressões em literatura de raiz e reinterpreta o passado com novos olhos.

O escritor de “Senda de Flores e Espinhos” transite por dois mundos: o cotidiano e a ironia nele implícita e a visão transcendental para além da sombria realidade diária.

Adalberto Lima é um escritor mineiro de várias fases e maneiras, sem nunca abdicar do fino humor e do lirismo. Carrega a vida com cuidado e seus amores também...

Flores e Espinhos são belezas que se dão juntos... “Quem quiser levar a rosa para sua vida terá de saber que com ela vão inúmeros espinhos” (Padre Fábio de Melo).

O escritor utiliza-se da função poética para elaborar de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagens ou de idéias tendo a manifestação da função poética da linguagem sempre presente nos seus textos.

Essa função é capaz de despertar no leitor o prazer estético e a surpresa nos seus textos literários, às vezes, confusas.

É evidente que os critérios que norteiam a valorização das obras de Adalberto Lima, no tempo dedicado ao aprimoramento dos seus textos pela literatura o levou, na idade madura, a cursar Letras.

Mediante, ao fato do texto aqui construído, o meu privilégio foi ter recebido das mãos desse escritor mineiro alguns volumes de suas obras, das quais, o livro solo é “Senda de Flores e Espinhos”, que compartilho com as pessoas que gostam de ler livros e precisa de ‘dica’ de leitura, para uma literatura de qualidade a indicação das obras do nosso amigo/escritor: Adalberto Lima.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 09/12/2010
Código do texto: T2661746
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.