Homenagem ao Dia do Palhaço...10 de dezembro

Quem não conhece aquela figura fantasiada, colorida, alegre, que no tempo de criança nos fazia rir?! Ainda hoje na velhice lembro com saudades do tempo que meu pai nos levava para visitar o Circo para ver os Palhaços. Não tem quem, da minha época, não se recorde dos saudosos circos: Nerino e Garcia!

Quando esses circos chegavam a minha cidade de Parnaíba, no Piauí, lá pela década de 50 e 60, era a maior satisfação da gurizada. A chegada já era uma festa, pois ao entrarem na cidade faziam um desfile com grandes caminhões cheios de animais, poucos conhecidos por nós, como girafas, elefantes, leões, tigres, ursos, hipopótamo, rinoceronte, além dos lindos e engraçados palhaços, das belas dançarinas e trapezistas. Em geral, ficavam em área livre em frente a atual Santa Casa de Misericórdia ou, também,em terreno vazio no Bairro Guarita.

O circo eu diria fazia um papel de um Jardim Zoológico ambulante, pois em muitas cidades não tinha e continuam sem ter. Não havia tantos livros e nem televisão, portanto a criançada só conhecia aquilo tudo que um circo apresentava em seu mundo imaginário. Mexia realmente com a cabeça da garotada a presença de um circo em uma cidade, não tem quem diga o contrário. Adultos e crianças só falavam nisso!

Tudo despertava atração num circo, tanto a apresentação dos diferentes animais que demonstravam com seus domadores cenas incríveis, como os números de trapezistas a causarem momento de delírio e suspense na platéia pelas acrobacias perigosas, além das comédias dos palhaços que despertavam, no público, gostosas gargalhadas.

Assim acostumei guardar na minha memória cenas agradáveis do que seja um circo, com palhaços vestidos de roupagem folgada e colorida, com cara pintada com ou sem máscara, que por si só, fazia-nos rir antes mesmo de contar suas palhaçadas. Hoje, não se vê mais aqueles circos pela minha cidade!...São poucos os que se atrevem a enfrentar a criançada em alguma festividade infantil. Mas, sei que a criançada tem muitos substitutivos pelos meios de comunicação.E Tiririca é um dos que se apresenta atualmente em TV e faz a todos rir.Não sei se agora depois de eleito Deputado vai querer continuar.

Em contrapartida, nós adultos, passamos a ver diante de nós, na imagem televisionada sobretudo em período eleitoral, vários momentos, entre entrevistas, debates e propagandas que bem poderíamos imaginar como um cenário de circo no exato momento em que “o palhaço” entra em cena. Assustou-se?! Veja só a comparação.

Essa é a verdade para mim e para muitos. Reflita bem se você não se lembra daquele instante que o ‘político tal’ entrou em cena e fez a sua vez de palhaço?!É verdade ou não?!Todos nós sabemos que o que foi dito não é verdadeiro... ele também sabe disso ...mas usa de “uma máscara” para nos contar sua história...fantasia um novo mundo ...querendo “manipular” os espectadores a acreditar que vai existir aquele novo mundo imaginário...faz a platéia esquecer de sua realidade...deixando muitos “anestesiados” como se vivendo um novo sonho! E o que é isso se não uma palhaçada?!

Lógico que não me refiro a todos os candidatos e nem políticos, pois temos muitos políticos sérios e honestos que orgulham nossa Pátria. E o que seria de nós num país democrático se não fossem políticos corajosos, idealistas que enfrentassem a luta pelo poder?!É preciso saber separar o “joio do trigo”.Por isso que dei esse exemplo. Estamos em um país democrático e temos que aprimorar a liberdade. Necessitamos lutar hoje pelo país que queremos deixar, de herança, para nossos filhos e netos.Não queremos nosso país como arena de circo!

Finalmente temos que afastar da nossa frente todo e qualquer tipo de falso palhaço para não sermos nós, mais tarde, os palhaços de nossas vidas onde seremos forçados a usar de máscaras para esconder as amarguras de tristes dias que virão sobre nós.

Queremos sim, palhaços que nos contem palhaçadas e nos façam sorrir e, não, chorar!

yedamsm
Enviado por yedamsm em 10/12/2010
Código do texto: T2663563