À ANTÔNIO FILHO - em sua homenagem

Bom dia Antônio. O propósito deste comentário e levar ao teu conhecimento, que pelas suas nobres visitas à minha escrivaninha, venho lhe oferecer um texto como felicitações de fim de ano. Tenho feito isto com diversos amigos e amigas do recanto. Quero lhe agradecer pelos carinhosos comentários que tens feito sobre meus textos e dizer-lhe que tens uma incrível e maravilhosa capacidade de escrever. Li diversos textos seus e achei-os com muita profundidade e intelectual sabedoria. Meus parabéns, caro amigo! E que tenhas, junto aos seus entes queridos, um promissor 2011. A seguir vou colocar um trecho de um romance que escrevi em 2009, cujo título é “OS PASSOS DE KADHAUN”. Se você ler um texto que ofereci para Neusa Staut, poderá ver o começo do romance. Vamos lá...Ah! enviei-lhes alguns comentários porém nos os vi publicados, o que também gosto de ler para ver se não houve erros.

<>

CONTINUAÇÃO DE: "OS PASSOS DE KADHAUN"

ROMANCE DA VIDA REAL COMPOSTO POR LUZIRMIL

Era um início de ano. Para a noite daquele dia Iluzênio havia tratado com seus nomeados, deles seguirem numa van até a localidade de Cruzamento, de onde iniciariam uma caminhada numa região a qual ele denominara de Trilhas do Balão, isto por que de uma principal, saíam oito, de início se abrindo como um leque, porém elas se encontravam todas num ponto na travessia de um vale.

A partir de Cruzamento os rapazes iriam fazer uma caminhada de aproximadamente vinte milhas por aqueles caminhos que já tinham visto do alto, até a conhecida Serra do Valado. Iluzênio projetara aquela aventura para seus alunos, mas ele seguiria no outro dia, em seu dirigível para um local no alto da serra, denominado Pouso da Águia. Lá ele os aguardaria para realizarem uma reunião denominada seqüencial, na qual eles exporiam suas experiências obtidas na caminhada.

Em suas recomendações aos moços, ele disse:

-Como sempre, vocês deverão prestar atenção aos jovens que encontrarem. Porventura acharemos um que preencha

os requisitos dos Nomeados, assim completaremos os oito de minha meta.

* * *

COMO SURGIU O NOME DE KADHAUN

Onofre chegou em seu primeiro destino ao clarear do dia. Ele andara cerca de uma légua. Saíra de casa tendo se alimentado com um prato de polenta com feijão, isto por que fubá e feijão eram os únicos víveres da despensa. Ao chegar em seu primeiro destino, seu organismo já reclamava alimento, aquilo por que fizera um exaustivo exercício subindo e descendo morro para chegar ao local.

Sentindo-se meio fraco recordou-se que sua mãe queria que ele levasse um tanto daquele alimento, já que não tinha

dinheiro, para sequer, adquirir uma bala, mas ele lhe disse:-

-Não há necessidade mãe. Vou me virar conforme puder.

Ao chegar em Cruzamento ele viu uma lanchonete, mas como não tinha dinheiro ficou nas proximidades observando. Um delicioso cheiro de lingüiça frita se espalhava no ar dando-lhe água na boca. Teve vontade pedir um lanche para alguém, mas ficou acanhado.

Nos momentos em que estava ali parado, com seu estômago remoendo por não ter o que comer, viu, vindo pela rua ao leste, sete moços, aparentando terem idades mais ou menos iguais a dele.

Mesmo absorto em seu desejo de se alimentar, porém notou que cada um deles vestia-se com roupa verde-musgo, tendo na cabeça um quepe, tipo escoteiro.

Para sua surpresa um deles se dirigiu a ele, e como se fizesse uma descoberta disse:

-Eureka! Acho que encontramos o oitavo!

-Acho que você está enganado amigo, não me chamo oitavo, porém Onofre.

-Ok! Mas a partir de hoje se você aceitar, vai nos acompanhar e terá outro nome. Antes porém queremos saber se já se alimentou e para onde está indo?

-Bem...eu não tive dinheiro para comprar o que comer... e estou sem destino ainda.

-Eis aí, Dhiamar. Bem que você imaginou que nesta nova aventura encontraríamos o oitavo. Vamos lá rapaz; peça o que quiser no balcão que pagaremos a conta. E se quiser tomar um comprimido alimentício, temos também. E saiba desde já, que a partir daqui você certamente fará parte dos Nomeados, completando os oito da lista!

Onofre se viu surpreso com as palavras. O interessante é que em suas lembranças de ter olhado nalgum espelho ele percebeu que tinha relativa aparência com dois deles.

Nos seguimentos, após ele ter comido um lanche, já que optara por aquilo, o que parecia liderar disse:

-Muito bem. Vamos deixar Cruzamento e seguir em frente. Você deve nos acompanhar, amigo. Chamá-lo-emos de Kadhaun, o pseudônimo que o o Nomeador pretendia por no oitavo da lista. Coloque este boné na cabeça; ele protegê-lo-á contra o sol – falou entregando-lhe um quepe...

~~~~~~~~~~~~~

Vou parando por aqui, caro Antônio, mas caso se interesse em continuar lendo, poderei ir lhe enviando alguns trechos de vez em quando, dizendo que o livro está a venda em algumas livrarias em Brasilia. Mas a edição foi mínima, por isto talvez seja difícil encontrar.

~~~~~~~~~~~~~~

CARO ANTÔNIO FILHO, DESEJO-LHE, JUNTO AOS SEUS ENTES QUERIDOS, UMA FESTIVA PASSAGEM DE ANO E MUITAS OUTRAS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS, PEDINDO A DEUS EM MINHAS ORAÇÕES, QUE TENHAS SUCESSOS EM TUDO QUE FIZERES DE BEM.