À NEUSI SARDA - Para seu texto: "Obrigada"

Olá querida Neusi. Recebendo sua visita e lendo sua mensagem de fim de ano, venho aqui lhe oferecer um texto em homenagem a tão grande escritora que és. Envio-lhe um trecho de um de meus livros, cujo título é “OS MENINOS DOS MISTÉRIOS” , páginas 29 e 30.

CAPÍTULO 07

Quim, Ugui e eu ainda empreendemos várias aventuras pelas regiões de nossa pequena cidade. Uma delas foi uma visita a uma mata virgem, ao sul do povoado, distante uns dez quilômetros. Recordo-me através de meus assentamentos literários do dia em que nos perdemos no interior da selva, conhecida por mata do Chico Julio. Era alta noite quando atinamos com uma lavoura de café existente no flanco direito da mata, em seu lado oeste. A partir daquele ponto tivemos a direção para voltarmos às nossas casas.

Tais acontecimentos se deram nos meados da década de mil novecentos cinqüenta, sendo que a partir do ano cinqüenta e oito, cada um de nós tomamos rumos diferentes. Quim mudou-se com os remanescentes de sua família para Santo André, contudo após trinta e nove anos eu soube notícias dele. Tais notícias me entristeceram. Elas me foram transmitidas por uma de suas irmãs, que segundo disse, ele havia falecido com quarenta e nove anos, tendo passado por algumas peripécias.

Embora eu quisesse me esquivar de assentar os assuntos sobre tais peripécias, contudo devido o grande mistério que certamente circundou a vida de Quim, me vi incentivado a escrever os fatos, contando com autorização de sua irmã.

Segundo ela, seu irmão passou por algum recesso mental, advindo de alguma literatura mística, lhe tirando o raciocínio a ponto de, cinco anos antes de sua morte, dirigir-se à nossa cidade natal, de onde seguiu para as margens do riacho Capanema praticando o louco ato de, com uma faca afiada, cortar fora seu órgão genital. Esvaindo-se em sangue ele dirigiu-se para a beira da estrada, onde foi visto por um taxista que passava no momento, vindo a prestar-lhe socorro levando-o imediatamente ao hospital mais próximo, em Patrocínio Paulista, onde foi internado e medicado, vindo a recuperar-se. Todavia, segundo me disse sua irmã, ele passou a ter algumas enfermidades o que culminou com seu passamento cinco anos depois do ocorrido.

Com relação ao misterioso Ugui, no ano sessenta mudou-se de Itirapuã e nunca mais eu soube nada dele até o dia de hoje.

~~~~~~~~~~~~~~~~~

A literatura de: "OS MENINOS DOS MISTÉRIOS" contém 160 páginas de emocinantes aventuras e fatores da vida de meu tempo de adolescente. Encontrado somente em livrarias de Brasília.

* * *

Neusi, desejo que tenhas um feliz dois mil e onze, assim como demais anos vindouros, com as mesmas primícias. Um abraço fraterno a ti e a todos seus entes queridos.