POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO.

Chagaspires

Das coisas importantes que se tem na vida o nome é uma delas.

Pelo nome a pessoa é apontada segundo sua honradez ou por seus defeitos.

Tanto as pessoas, como as instituições, as organizações ou as corporações, mudam seus nomes conforme se faz necessário.

Um poeta fica conhecido pelo seu nome artístico, assim também os cantores, jogadores e eles mudam de nome quando acham que devem mudar.

As corporações também.

Com a Polícia Militar de Pernambuco foi dessa forma.

De acordo com o dizer da jornalista Marilourdes Ferraz autora do livro “Lembrai-vos Companheiros”, autora também do Canto do Acauã e de outros livros; a Polícia Militar de Pernambuco ao longo dos seus quase duzentos anos teve as seguintes denominações históricas:

- Corpo de Polícia da Província de Pernambuco – 1825.

- Corpo de Guardas Municipais Permanentes – 1831.

- Força Policial da Província de Pernambuco – 1836.

- Corpo de Polícia – 1848.

- Guarda Cívica – 1890.

- Brigada Policial do Estado de Pernambuco – 1891.

- Corpo Policial de Pernambuco – 1896.

- Brigada Militar de Pernambuco – 1900.

- Regimento Policial do Estado de Pernambuco – 1908.

- Força Pública do Estado de Pernambuco – 1913.

- Brigada Militar de Pernambuco – 1930.

- Força Policial de Pernambuco – 1936.

- Polícia Militar de Pernambuco – de 1947 até os dias atuais.

Pertenci a esta honrada Corporação e por lá passei vinte e seis anos de minha vida.

Agradeço primeiramente a DEUS depois a minha passagem por essa quase ducentenária Corporação, tudo o que sou e o que adquiri entre outras coisas a honestidade, a fibra, o pudor a temperança que nortearam meu proceder até os dias de hoje.

Se por acaso as pessoas mudaram isso é um caso a ser estudado.

O que não se pode é macular o nome de uma Corporação que tem um uma tradição histórica por seus serviços prestados não só ao Estado de Pernambuco como também a Nação Brasileira. Pois batalhou na pacificação de muitos movimentos revoltosos que eclodiram em nosso país e também combateu a bandidagem desde sua fundação até os dias atuais.

A você Polícia Militar de Pernambuco, aos bravos soldados do passado e do presente a minha homenagem, o meu reconhecimento e o meu orgulho por pertencer a tão ilustre Corporação.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 19/02/2011
Código do texto: T2802761
Classificação de conteúdo: seguro