Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

HAC - Hospital Amaral Carvalho

Fundação Amaral Carvalho
HAC - Hospital Amaral Carvalho
90 anos de dedicação à saúde e promoção do bem-estar

A Fundação Amaral Carvalho é a mais antiga entidade filantrópica privada brasileira de assistência à saúde e promoção do bem-estar, dedicada a pacientes carentes com câncer e suas famílias. Coordena 12 entidades distintas e atua nas áreas de assistência a saúde, assistência social, hemogerenciamento, prevenção, ensino, pesquisa e ação cultural.
A mais renomada delas é o HAC - Hospital Amaral Carvalho, um dos maiores centros de oncologia da América Latina que atende mais de 85 mil pacientes por ano de todo o Brasil, sendo que quase 100% deles atendidos pelo SUS (sistema único de saúde).
E o que faz essa entidade prosperar tanto assim é o apoio da população e o amor pela vida, já que a sua própria construção só pôde ocorrer graças a donativos da comunidade.
Nestes 90 anos, muitos foram os desafios mas também inúmeras as conquistas. No ano de 2005, que teve início sob o forte impacto da suspensão de importantes verbas do SUS, o Hospital Amaral Carvalho conseguiu atender mais de 85 mil pacientes e realizou o primeiro transplante de medula óssea em um índio brasileiro, um ianomâmi vindo da divisa com a Venezuela, passando a estar entre os três maiores estabelecimentos hospitalares  transplantadores de medula óssea na América do Sul. Ao mesmo tempo, avançou as obras do novo centro cirúrgico, com o que não só poderá ampliar o total de mais de 18 mil cirurgias por ano como, o que é muito importante, terá melhor qualidade de atendimento cirúrgico e em seus procedimentos de UTI infantil e adulta. A pediatria, erguida graças ao apoio da população, foi reforçada com novos equipamentos e teve inicio a melhoria das condições dos quartos de pacientes SUS. Na assistência social, ampliou-se o total de leitos disponíveis para pacientes que fazem tratamento ambulatorial em Jaú, oferecendo dezenas de milhares de estadias e cinco refeições a cada paciente hospedado. No campo da prevenção, atingiu o importante objetivo de reduzir a quase zero a ocorrência de mortes por câncer ginecológico na região de Jaú e ampliou as atividades de prevenção de outros tipos de câncer, tudo isso em boa parte graças ao apoio da comunidade, razão pela toda a sua história se deve à população de Jaú e de quase todo o Estado de São Paulo. Graças a esse apoio, se pode levar adiante o ideal de solidariedade plantado em 1915, que hoje atende milhares de pacientes de todo o Brasil e pretende continuar a vencer esta batalha, já que hoje, chega-se a um índice de quase 70% de cura.
No Hospital Amaral Carvalho há um batalhão de médicos, enfermeiros, funcionários, estagiários(contratados por competência e não por "quem indica") e voluntários jauenses e de várias outras naturalidades que a cada dia fazem com que o Hospital Amaral Carvalho de Jaú seja considerado referência nacional e sul-americano no tratamento e prevenção ao câncer.
Mesmo com o descaso do Estado de São Paulo que deve mais de 10 milhões de reais, o Hospital Amaral Carvalho vem se mantendo como referência mundial no transplante de medula óssea, graças a um exército de colaboradores-contribuintes de Jaú e de várias outras cidades que sabem que cada centavo doado, será usado no hospital e para milhares de pacientes das mais longíquoas cidades do Brasil (de diferentes culturas e regiões do País, dentre eles, três Índios do Estado do Amazonas, da tribo dos  Ianomâmis, que também fazem tratamento no hospital), da América do Sul e até da África e Ásia.
Há um ano, o primeiro transplante de medula óssea realizado no Brasil com sangue de cordão umbilical, foi realizado com sucesso pelo Hospital Amaral Carvalho.
No hospital há um alojamento que abriga e alimenta as pessoas que acompanham ou trazem os pacientes para tratamento no hospital, um alojamento que não cobra nenhum centavo para prestar esse serviço com a excelência de um bom hotel.
O Hospital Amaral Carvalho de Jaú é uma das mais importantes entidades brasileiras de pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
É "patrimônio" do Brasil, dos brasileiros, e não sei se o sentimento humanitário desse "exercito" de brasileiros pode ser considerado como "patriotismo". Se for... então o Hospital Amaral Carvalho de Jaú concentra um exercito de patriotas de várias naturalidades.
Dedique um pouco de sua atenção e visite o site dessa conceituada entidade filantrópica e se possível, faça uma doação.

visite: http://www.amaralcarvalho.org.br/

Adquira o Livro - Café, Carvalho e Caridade

   Como uma narração, ou um livro-reportagem, “CAFÉ, CARVALHO, E CARIDADE”, apresenta a história da formação de Jaú dentro do Estado de São Paulo e sua economia dentro do ciclo brasileiro e mundial do café. Ao mesmo tempo, retrata o cenário brasileiro de 1857 até 1930, pois a família    Carvalho sempre teve atuação política intensa, inclusive no Senado da Republica.
   Embora o livro faça toda esta análise política e econômica, para poder narrar o surgimento da Fundação Amaral Carvalho e sua expansão no decorrer de 90 anos, não é um livro para especialistas. Como explica o autor, “não sou historiador nem economista, sou apenas um contador de histórias”. Então, o livro foi escrito como um “causo contado”, para que se possa conhecer a cor do local, as personagens daquela época, sua forma de vida, o estabelecimento local da família Carvalho, a importância do café, a    Crise de 1929, a subida de Getúlio Vargas e a expansão posterior da Fundação por mais de 600 municípios brasileiros, culminando no primeiro transplante de medula óssea em um brasileiro ianomâmi”.
   O livro terá o resultado de sua distribuição filantrópica* revertendo para as obras de ação social da Fundação Amaral Carvalho , e poderá ser encomendado diretamente ao Espaço Cultural Amaral Carvalho, em Jaú, pelo telefone 014-3625-5012, com Marlene, ou por carta endereçada à rua Rui Barbosa, 473, CEP 17210-000.
*Integra o livro um recibo legal de doação de R$30,00, por sua aquisição.

Plínio Sgarbi
Enviado por Plínio Sgarbi em 05/11/2006
Código do texto: T283093
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Plínio Sgarbi
Jaú - São Paulo - Brasil, 54 anos
241 textos (218109 leituras)
21 áudios (3298 audições)
5 e-livros (510 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 14:12)
Plínio Sgarbi