HAC - Hospital Amaral Carvalho

Fundação Amaral Carvalho

HAC - Hospital Amaral Carvalho

90 anos de dedicação à saúde e promoção do bem-estar

A Fundação Amaral Carvalho é a mais antiga entidade filantrópica privada brasileira de assistência à saúde e promoção do bem-estar, dedicada a pacientes carentes com câncer e suas famílias. Coordena 12 entidades distintas e atua nas áreas de assistência a saúde, assistência social, hemogerenciamento, prevenção, ensino, pesquisa e ação cultural.

A mais renomada delas é o HAC - Hospital Amaral Carvalho, um dos maiores centros de oncologia da América Latina que atende mais de 85 mil pacientes por ano de todo o Brasil, sendo que quase 100% deles atendidos pelo SUS (sistema único de saúde).

E o que faz essa entidade prosperar tanto assim é o apoio da população e o amor pela vida, já que a sua própria construção só pôde ocorrer graças a donativos da comunidade.

Nestes 90 anos, muitos foram os desafios mas também inúmeras as conquistas. No ano de 2005, que teve início sob o forte impacto da suspensão de importantes verbas do SUS, o Hospital Amaral Carvalho conseguiu atender mais de 85 mil pacientes e realizou o primeiro transplante de medula óssea em um índio brasileiro, um ianomâmi vindo da divisa com a Venezuela, passando a estar entre os três maiores estabelecimentos hospitalares transplantadores de medula óssea na América do Sul. Ao mesmo tempo, avançou as obras do novo centro cirúrgico, com o que não só poderá ampliar o total de mais de 18 mil cirurgias por ano como, o que é muito importante, terá melhor qualidade de atendimento cirúrgico e em seus procedimentos de UTI infantil e adulta. A pediatria, erguida graças ao apoio da população, foi reforçada com novos equipamentos e teve inicio a melhoria das condições dos quartos de pacientes SUS. Na assistência social, ampliou-se o total de leitos disponíveis para pacientes que fazem tratamento ambulatorial em Jaú, oferecendo dezenas de milhares de estadias e cinco refeições a cada paciente hospedado. No campo da prevenção, atingiu o importante objetivo de reduzir a quase zero a ocorrência de mortes por câncer ginecológico na região de Jaú e ampliou as atividades de prevenção de outros tipos de câncer, tudo isso em boa parte graças ao apoio da comunidade, razão pela toda a sua história se deve à população de Jaú e de quase todo o Estado de São Paulo. Graças a esse apoio, se pode levar adiante o ideal de solidariedade plantado em 1915, que hoje atende milhares de pacientes de todo o Brasil e pretende continuar a vencer esta batalha, já que hoje, chega-se a um índice de quase 70% de cura.

No Hospital Amaral Carvalho há um batalhão de médicos, enfermeiros, funcionários, estagiários(contratados por competência e não por "quem indica") e voluntários jauenses e de várias outras naturalidades que a cada dia fazem com que o Hospital Amaral Carvalho de Jaú seja considerado referência nacional e sul-americano no tratamento e prevenção ao câncer.

Mesmo com o descaso do Estado de São Paulo que deve mais de 10 milhões de reais, o Hospital Amaral Carvalho vem se mantendo como referência mundial no transplante de medula óssea, graças a um exército de colaboradores-contribuintes de Jaú e de várias outras cidades que sabem que cada centavo doado, será usado no hospital e para milhares de pacientes das mais longíquoas cidades do Brasil (de diferentes culturas e regiões do País, dentre eles, três Índios do Estado do Amazonas, da tribo dos Ianomâmis, que também fazem tratamento no hospital), da América do Sul e até da África e Ásia.

Há um ano, o primeiro transplante de medula óssea realizado no Brasil com sangue de cordão umbilical, foi realizado com sucesso pelo Hospital Amaral Carvalho.

No hospital há um alojamento que abriga e alimenta as pessoas que acompanham ou trazem os pacientes para tratamento no hospital, um alojamento que não cobra nenhum centavo para prestar esse serviço com a excelência de um bom hotel.

O Hospital Amaral Carvalho de Jaú é uma das mais importantes entidades brasileiras de pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

É "patrimônio" do Brasil, dos brasileiros, e não sei se o sentimento humanitário desse "exercito" de brasileiros pode ser considerado como "patriotismo". Se for... então o Hospital Amaral Carvalho de Jaú concentra um exercito de patriotas de várias naturalidades.

Dedique um pouco de sua atenção e visite o site dessa conceituada entidade filantrópica e se possível, faça uma doação.

visite: http://www.amaralcarvalho.org.br/

Adquira o Livro - Café, Carvalho e Caridade

Como uma narração, ou um livro-reportagem, “CAFÉ, CARVALHO, E CARIDADE”, apresenta a história da formação de Jaú dentro do Estado de São Paulo e sua economia dentro do ciclo brasileiro e mundial do café. Ao mesmo tempo, retrata o cenário brasileiro de 1857 até 1930, pois a família Carvalho sempre teve atuação política intensa, inclusive no Senado da Republica.

Embora o livro faça toda esta análise política e econômica, para poder narrar o surgimento da Fundação Amaral Carvalho e sua expansão no decorrer de 90 anos, não é um livro para especialistas. Como explica o autor, “não sou historiador nem economista, sou apenas um contador de histórias”. Então, o livro foi escrito como um “causo contado”, para que se possa conhecer a cor do local, as personagens daquela época, sua forma de vida, o estabelecimento local da família Carvalho, a importância do café, a Crise de 1929, a subida de Getúlio Vargas e a expansão posterior da Fundação por mais de 600 municípios brasileiros, culminando no primeiro transplante de medula óssea em um brasileiro ianomâmi”.

O livro terá o resultado de sua distribuição filantrópica* revertendo para as obras de ação social da Fundação Amaral Carvalho , e poderá ser encomendado diretamente ao Espaço Cultural Amaral Carvalho, em Jaú, pelo telefone 014-3625-5012, com Marlene, ou por carta endereçada à rua Rui Barbosa, 473, CEP 17210-000.

*Integra o livro um recibo legal de doação de R$30,00, por sua aquisição.