Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Um adeus...Até breve...

Lá no cantinho da sala, no cantinho da parede, uma luz suave se acomodava tranquilamente. Uma serenidade no olhar de quem constantemente refletia sobre o que ouvia, aprendia...
Uma das mãos aparava-lhe o rosto, tranqüilo, preocupado, divertindo-se com a bagunça festeira de uma turma que por quase dois anos foi seu ninho de novos horizontes. Amigos de todas as formas. Amigos que amparavam e que eram amparados, amigos de um simples oi, boa noite, outros que lhe presenteavam com um sorriso aberto ou que recebiam um sorriso meio tímido.
Por quase dois anos uma turma conviveu com a suavidade de uma amiga, com a garra de uma mulher, com a busca de uma profissional que queria aprender, mas que também ensinava...
Uma fatalidade, a brutalidade de uma sociedade que sofre com a violência...
Reflito agora sobre recente debate que tivemos em sala de aula, onde falávamos sobre a violência que não assola apenas as grandes cidades. Sobre a inserção do capitalismo que violenta também a zona rural...
De tudo isso, fica o desejo de que aquela luz suave esteja hoje amparada na Luz que nos sustenta, nos protege e nos guarda.
Maria Valcira de Medeiros não estará mais presente na próxima chamada. A luz suave naquela banca, encostada na parede, estará apagada. Entretanto, o quarto período de Geografia da FFPA será sempre lembrado como a turma da Valcira.
Que Deus lhe guarde, em sua presença em um novo espaço, um outro território, uma melhor região e seu recente lugar.


(Homenagem a Valcira, aluna do 4º período de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas, morta após uma tentativa de assalto na zona rural do município de Campo Alegre/AL)
Angela Leite
Enviado por Angela Leite em 06/11/2006
Código do texto: T283714

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Angela Leite
Arapiraca - Alagoas - Brasil
148 textos (41871 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 11:02)
Angela Leite