Um paixão sem medidas!
Transcende as fronteiras da razão viver essa emoção. Várias culturas envolvem o seu coração em uma paixão: Paixão pelo FUTEBOL.  
 
Essa quase autofagia vivenciada pelos amantes do futebol, me fez buscar explicação, se é que existe explicação, para essa louca paixão que bate dentro do peito do meu Amigo Marcelo Diógenes, paixão pelo “CEARÁ”. O conheci de forma engraçada, uma paradinha na viagem para o carnaval, um amor fervoroso pelo seu time de futebol, a fantasia já indicava sua paixão: Ceará em todos os momentos! Ceará, Ceará, Ceará... não existe outra coisa a pensar, quão grande é esse amor...amor eternizaste pelo velho Vozão.
 
Conhecer essa paixão pelo time é conhecer o próprio Marcelo, não há quem possa separar um elemento do outro, falar ou mesmo lembrar do Marcelo é falar e lembrar do Ceará, eles sempre estão juntos. O Ceará está para ele como a própria felicidade. Sua paixão ecoa entre as pessoas, amigos, familiares, é algo contagioso, mas gostoso de ser visto e sentido. Paixão que ecoa aos quatro cantos de sua existência para dizer o quanto é grande o seu amor pelo time do coração. Você está ouvindo? NÃO??? È porque você não conhece meu amigo “Paradinha”. Eu estou ouvindo e muito bem! Uma figura dessas não se esquece assim.
 
E mesmo sem conseguir entender direito essa louca “paixão”, para fazer o Marcelo mais feliz, fui ontem ao Estádio Olímpico Horácio Domingos de Sousa, mas conhecido como Estádio Domingão, em Horizonte (Ceará), conferir de perto tamanho amor.
 
E o que eu vi? Um amor incontestável que obriga milhões a saírem de casa (mesmo embaixo de chuva, e que chuva!) reunião de amigos, famílias e casais; Vi tanta alegria. Uma paixão mundial que rompe fronteiras: "Uma partida de futebol"
 
Já nos momentos que antecedem o inicio, os amigos só falam sobre “quem vai jogar”, “quem vai arbitrar”, “qual a próxima fase”. A paixão é intensa, profunda e determinante. Mostra o amor pelo time, o amor pelo Vozão! Uma eufórica vontade de vibrar e gritar bem alto dizendo milhares de vezes para quem quiser (ou não) ouvir: é o meu TIME que vai jogar, ele lá... Meu Time... é o Ceará.
 
De mãos dadas os jogadores entram em campo o refrão da canção oficializa o sentimento ao time.  Começam a ecoar pelo estádio a batida do peito acelerada. É o coração de milhares de torcedores! É a paixão revelada!.
 
¯Ceará, estaremos contigo.
Tu és minha Paixão
Não importa o que digam.
Sempre estarei contigo...

 
Racionalmente eram apenas 20 homens correndo atrás de uma bola enquanto outros 2 aguardavam sua chegada. Bem, isso chama-se “Razão”. Mas, futebol é muito mais que isso (meu amigo “Paradinha” me ensinou)... futebol é paixão, é emoção, são lágrimas e sorrisos em uma fusão de sentimentos. São homens sim, correndo atrás da bola, mas eles não correm simplesmente, eles desenham olhares atentos e corações batendo descompassados no peito de cada torcedor (alvinegro) a cada giro, de um lado para o outro, que a tal bola faz, até chegar o grande momento de gritar: GOOOLLLLLLLL...
 
E que grande momento! A paixão fica mais viva, radiante, vibrante, ela transborda, não se limita (ainda bem), é mágico. Não encontro outra palavra para definir, é pura PAIXÂO! PAIXÃO!
 
Coisa louca essa paixão!
 
Mas é a paixão de quem ama seu time! Ama a verdadeira emoção de transformar sua vida e assumir verdadeiramente esse amor. Aliás, só amor não! Uma combinação de sentimentos: amor, tristeza, paixão, dor, alegria, euforia... é uma variação de emoções.  Um dia pode até existir outra explicação que não seja essa declaração ao meu amigo Paradinha, mas isso será de fato impossível, pois as sementes já foram plantadas e os frutos já estão sendo colhidos. Com o meu amigo é assim! Dá-lhe Vozão!
 
¯Ceará estaremos contigo.
Tu és minha Paixão
Não importa o que digam.
Sempre estarei contigo,
minha camisa alvinegra,
e a cachaça na mão.
O estádio me espera,
Vai começar a Festa.

 
¯Eu sou Ceará,
Eu sou Ceará,
Eu sou Ceará,

 
¯Vozão me deixa doidão!
(Vozão me deixa assim – CEARAMOR)


Att: Participação Especial de  Lânia ( Paradinha Oficial), em relatos vivenciado mais vezes junto a essa paixão de  Marcelo pelo seu time.