SALVE RAINHA COMENTADA

SALVE RAINHA COMENTADA

(Uma homenagem à minha esposa,

DIRCE, que é a rainha dos meus filhos e minha.

Pode parecer blasfêmia, mas ainda assim procedo)

Salve rainha, mãe de misericórdia; vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria.

+++Salve rainha+++ Quer queira quer não você é rainha, talvez para uns poucos, mas é. Que reine sobre seus súditos!!

+++mãe de misericórdia+++ É incontestável, você é mãe; se de misericórdia ou não, só seus filhos o sabem e podem dizer. Eu afirmo.

+++vida+++ Sim, você é vida! Fez vida, faz vida, está cheia de vida, lida com vida, e, é vida.

+++doçura.+++ Muitos doces são feitos de frutas de sabores desagradáveis como a Cidra que é amarga e o Limão que é azedo, no entanto o produto final (o doce) é delicioso. Você não é cidra tão pouco limão. Seu produto final é a doçura humana.

+++esperança nossa+++ Literalmente esperança nossa! Para filhos, neto e outros... (EU). Que esperança? De continuação da misericórdia e da vida, vivida como foi, é e será, sempre você no seu jeito próprio de ser.

+++salve+++ Sim senhora, salve! Fica a seu critério: salve como sinônimo de cumprimentar ou como sinônimo de resgatar, desde que os salvos sejamos nós.

+++A vós bradamos+++ Na realidade imploramos, que você se salve também, e aqui é: CUIDE-SE.

+++os degredados filhos de Eva+++ Somos descendentes do pecado original, mas não queremos ser coniventes no pecado final. Ore por nós.

+++A vós suspiramos gemendo+++ Veja bem, não suplicamos, nem sussurramos. Contudo eu particularmente te suplico em sussurro: “OUÇA-ME”!

+++chorando neste vale de lágrimas.+++ Chorar não resolve o problema, às vezes desabafa. No caso do exagero “vale de lágrimas” só faz desfigurar o rosto, portanto não chore jamais, sorria sempre. Sorrir sim, é remédio.

+++Eia, pois, advogada nossa+++ Sei que advogas em favor: da nossa filha e do nosso filho... me inclua nesta lista.

+++esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei+++ Sim, olhai-nos com prazer e abnegação, revogai nossas faltas e pensamentos nefastos.

+++e depois deste desterro+++ Vejo que todas tristezas e dificuldades que passamos nos são mandados por Deus, para expiação de pecados. Não cabe-nos julgar se são merecidos ou não. A cada um de nós seu fardo!

+++mostrai-nos Jesus bendito do vosso ventre+++ É muita pretensão caracterizá-la mãe de Jesus, mas aqui a analogia é mais em função de seus filhos, os quais têm-na como santa.

+++Ó clemente+++ Perdoi-nos, por fazê-la sofrer. Uns por não respeitá-la; outros por não estar presentes, e, ainda outros por não dar-te a mão nas adversidades.

+++Ó piedosa+++ Tenha piedade de seus filhos, dos seus irmãos que não a compreendem, da sua mãe que não tem condições financeiras para ajudá-la, de seus vizinhos que a perturbam e de mim por ser palhaço.

+++Ó doce+++ Apesar de tudo, de tantas nossas faltas, a reconhecemos como doce, mãe amiga, lutadora, compreensiva e humilde.

+++sempre virgem Maria+++ Virgem não de contato carnal, nem por estar num pedestal e ser venerada, mas por ter amor e carinho como a verdadeira Virgem Santa.

(janeiro/1993)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 07/05/2011
Código do texto: T2954416
Classificação de conteúdo: seguro