A POESIA DE CLAUDIA SCHIAVONE

A POESIA DE CLAUDIA SCHIAVONE

Eis que, mais uma das nossas companheiras e amigas do Portal Literal tem com esmero e total aprovação pelos componentes da casa, sua presença no quadro acadêmico e artístico da ACADEMIA DE ARTES E LETRAS DE VASPARAÍSO, no CHILE, com sua representação no BRASIL, na cidade de CABO FRIO, onde se encarregará de representar com suas poesias e seus retratos esse intercâmbio cultural poético e retratista, com sua essência de poetisa e pintora, entre os brasileiros e chilenos. Levando no seu acervo poético as suas cinco antologias já publicadas e distribuídas em: duas com 1 poema; uma com 2 poemas e outras duas com 4 poemas.

No seu dia a dia de mulher, bióloga, poetisa, mãe, esposa e companheira das letras poéticas e das telas, CLAUDIA SCHIAVONE trabalha com brilhantismo, reconhecido internacionalmente a relação do seu mundo pessoal entre a poetisa/artista plástica na produção de suas obras.

É notória, a presença forte na alma de CLAUDIA com as artes escolhidas (POESIA E PINTURA) para complementar o seu universo humano e espiritual, aprimorando o seu objetivo primordial com a interação de cultura que, como um vasto acervo poético e artístico atribui ao seu aprendizado do “eu” canalizado na sua alma.

CLAUDIA expressa sua alma humana com seus sentimentos, desejos, anseios e sonhos (este agora já realizado), através das palavras simples, que tocam mais o coração dos seus leitores e vão florescendo os caminhos da luz, da paz, do bem-estar e do prazer em ler suas composições poéticas e apreciar com um olhar atento sua galeria de artes plásticas.

A interpretação é o espaço de consciência que cada um, após ler e observar as obras da artista e poetisa fazem de maneira diferente, com seus pré-requisitos voltados para reflexão em experiências e olhares diferenciados. Mas, na verdade, o lugar, onde esta o “pano de fundo” de CLAUDIA é a sua simplicidade e humildade compartilhada, com que nos presenteia a cada obra realizada, a cada poesia cantada em versos e prosas, perfeitamente metrificadas.

Sabe, CLAUDIA, nos habituamos a ver e sentir a vida com nossos próprios olhos e a seguir o que vemos. Porém, você com sua poesia nos faz enxergar com os olhos mergulhados em sua alma, nos transmitindo um lugar, onde todos nós podemos fazer parte de seu ‘pano de fundo’, sem rasgar, sem danificar e nem ofuscar o brilho da sua alma.

Nesse plano tridimensional de alma x corpo x espírito vamos engasgando e criando pelas suas mãos iluminadas , um ‘novo’ olhar para as emoções sentidas nas suas poesias e, vamos conseguindo com suas palavras simbólicas uma mensagem de que na vida: quem consegue imaginar o pano de fundo sem fundo qualquer de emoção acaba por voar sobre ele, não absorvendo as experiências que a vida nos proporciona para o nosso crescimento humano, espiritual e cultural.

CLAUDIA, sua poesia é “musa viva” de encantamento e reflexão e, se firma pela perenidade do que é autobiográfico e, pela sua capacidade de se tornar, algo potencial, universal, porque aí a poetisa é a porta-voz de uma poética, cuja realidade paralela se opera pelo alto grau de verossimilhança que inflete e reflete aos olhos dos seus fiéis leitores. Suas palavras e sua própria vida são o espelho da sua alma.

A esta altura dos últimos acontecimentos trazidos pela homenagem, em forma de texto, ao reconhecimento dos nossos ilustres amigos estamos cercados de grandes nomes, que para muitos, estavam no anonimato da literatura, aqui nesse site das letras, o PORTAL LITERAL, mas que, agora estamos juntos descobrindo, interagindo e vivenciando as suas obras literárias, poéticas e artísticas.

Claudia, nenhum homem poderá revelar ou ser reconhecido do nada, senão o que já esta meio adormecido na aurora do vosso entendimento e caminho...

Que DEUS que nos deu o dom da vida, nos presenteou com a liberdade, nos abençoou com a inteligência, nos deu a graça de lutarmos possa continuar iluminando e mostrando a você todos os caminhos da gloria com muita humildade e respeito ao próximo.

Receba com carinho pela grande amizade nascida aqui entre nós duas o meu ABRAÇÃO de SUCESSO, nessa singela homenagem que faço a você.

TUA SEMPRE AMIGA,

Solange

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 13/06/2011
Código do texto: T3031287
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.