Aos amigos mais chegados que irmãos

Amigo. Tenho alguns, então talvez eu tenha propriedade pra falar sobre isso. Vejamos.

Tenho nove amigos por quem eu daria a vida. Não tô falando dos números do facebook, do orkut, do twitter ou msn. To falando dos que estão na lista do meu coração, ou da lista de emergência. Pessoas que sabem da minha vida, participam dela, e em quem eu confio. Alguns vão achar nove um número grande, outros talvez sintam dó de mim por tão poucos.

Quer saber? To feliz com esse tanto. São o suficente pra fazer uma festa do pijama! E mais que esses minha vida pessoal fica pública. Porque eles sabem muito de mim. E ainda assim, me amam.

Qual critério eu usei pra escolher esses nove pra citar aqui? Vamos lá.

Nos conhecemos a tempo suficiente pra termos passado altos e baixos juntos. Meus e deles. Já concordamos. Já discordamos. Já viramos noite conversando. Com alguns já viajei junto. Com outros planejo coisas grandiosas. Corro pra o colo do que estiver mais perto e conto meus desabores. Vou a qualquer hora onde um estiver, se um deles tiver precisando de mim, que seja um abraço. São pessoas que me fizeram crescer, e outras que eu já dei um empurrão de incentivo em algum momento, ou vários. Com alguns já orei de mãos dadas, chorando. São pessoas pra quem eu nao hesito em dizer "te amo", e isso na mesma frase onde usei "seu chato(a)!". São pessoas que me dizem, ou que eu digo, qdo precisar, qtas vezes precisar: levanta a cabeça e vamos em frente, as coisas vão melhorar! Com eles já ri até perder o ar. E também já chorei, num puro sentimento de empatia, preocupação e amor.

Esses nove tem presença confirmada nos meus melhores e piores dias. Sim, eles estiveram na minha formatura (alguns mentalmente, mas eu os senti indubitavelmente), estarão no meu casamento, na minha consagração pastoral, no nascimento dos meus filhos, na minha melhor viagem, na minha festa de aniversário surpresa, no lançamento do meu livro (inclusive, vão comprar pra dar apoio moral mesmo que seja horrível). E também estarão no dia da doença, do fracasso, da perda, da dor, do choro. Eu sei que estarão lá. E eu não tenho dúvidas de que estarei com eles em cada um desses momentos que eles passarem e quantos mais precisarem de mim.

E os outros das listas que eu disse? Sim, são muitos, duzentos, trezentos talvez. E são amigos. Mas os amigos de verdade não são os muitos de poucos momentos. São os poucos de todos os momentos. Aos amigos mais chegados que irmãos eu dedico minha vida, essa vida que eu entreguei pra Deus pra viver por amor.

Jordana Sousa
Enviado por Jordana Sousa em 20/07/2011
Reeditado em 15/08/2012
Código do texto: T3107982
Classificação de conteúdo: seguro