ÊI VÓVÓ?!

Quando era época de férias escolar, Eu ainda com, 8, 9, 10 , 11, 12, anos de idade, morávamos em Barra do Mendes, e nesse período vinha para o BECA; hoje, ALTO DA VEREDA.

Era naquele tempo, um povoado, talvez com umas 10 casas; hoje tem umas 50; não cresceu!? Rss.

Descia do caminhão de Seu Valdete Figueiredo, qual me dava a carona, e lá na calçada, estava Ela em pé, ja ha algum tempo; pois era difícil passar um carro e quando vinha algum ja se escutava o barulho há uns 2 kms. - La vem "Vangim"! - Dizia Ela, como Me chamava carinhosamente.

Eu chegava, lhe tomava a bênção e ia direto para o pé do fogão, armado em cima de 4 forquilhas, sabia que a panela de barro estava no fogo, com um feijãozinho subindo e descendo caroços, - mais água que feijão; - e logo Ela pegava um ovo, lavava e colocava dentro da panela com o feijão, ja fervendo, assim seria cozido mais rápido.

Com um salzinho temperado com cominho, Eu saboreava aqule ovo,- que hoje,- até isso, parece que o sabor é diferente.

-Tava bom, "Vangim"? - Perguntava, sempre que a gente terminava de comer alguma coisa que Ela fizesse. ******

Pela sua humildade, generosidade, carinho e paciência que tinha com todos nós..., VÓVÓ, "MÃE NÊGA"! Que Deus a tenha sempre ao seu lado.

--------

Apesar de analfabeta, foi uma das minhas grandes professoras;

me ensinou muito, os gestos de humildade; ter prazer e agradecer a Deus pelo pouco que tivesse.

++++

Maria Rita de Sousa. "Mãe Nêga". Saudades!

*****

Parabéns para todas as VÓVÓS.

Vange- Salobro -BA, 25/07/2011.