Rei do baião

Foi-se 22 anos com sua ausência, 22 anos sem seu canto peculiar.
Não só Pernambuco perdeu seus versos, cantos e poesias, pois Pernambuco era o Brasil em sua presença.

Compositor e rei do baião, Luiz Gonzaga com sua sanfona, zabumba e triângulo, enriquecia a cultura de um estado cultural, com seus xotes e xaxados encantava todos os admiradores de boas músicas.

Não bastava ser um excelente instrumentista, ainda encantava com suas harmonias e melodias que até hoje não saiu de vossas mentes.
Do sertão de Pernambuco brotou o rei do baião, rei esse que quebrava preconceitos com cantos simples e concretos, rei esse que fazia dos seus cantos o nosso encanto.

Sinto por teres partido, rei do baião;
Sinto ainda mais por não ter visto cantares, pois tenho 20 anos e não tive tal oportunidade, mais não há dificuldade em denotar quem foi você, pois da sua terra sou e muito bem sei o que fizeste para a música popular.
E sim, uso suas melodias, pois elas formam os meus versos, uso meus versos em forma de tal melodia e não canso de cantar..
Uso alguns dos seus versos para denotar meus sentimentos..

“Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João”
“Eu afirmei a Deus do céu
Que falta faz o rei do Baião..”

Sávio Soares
Enviado por Sávio Soares em 02/08/2011
Reeditado em 03/08/2011
Código do texto: T3134667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.