Dia dos Pais

Segundo Rodrigo e Lisliê Silva, autores de Curiosos no Mundo de Deus (CPB, 2005), a tradição de se comemorar o Dia dos Pais teve origem na Mesopotâmia, mais precisamente em Babilônia, há mais de 4 mil anos.

Foi nesse tempo que um jovem chamado Elmeshu modelou um cartão em argila e escreveu, com escrita cuneiforme, uma mensagem desejando sorte e vida longa a seu velho e querido pai.

Contudo, não havia uma data específica para se homenagear os pais. Até que em 14 de junho de 1909, na pequena cidade de Spokane, Estados Unidos, a jovem Sonora Luise resolveu promover um dia inteiro de festa em homenagem aos pais. Sua motivação era o próprio carinho que sentia pó seu pai, o fazendeiro John Bruce Dodd, que fazia aniversário naquele dia.

O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington. Um fabricante de gravatas viu aí uma boa oportunidade para aumentar seu faturamento e espalhou a comemoração para o resto do país. Em 1972, o presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Para não parar o país com mais um feriado, determinou que o mesmo fosse comemorado no terceiro domingo do mês de junho.

Seguindo o costume americano, os países de língua inglesa também comemoram o Dia dos Pais em junho. Na Itália, ele é celebrado em 19 de março, dia de São José.

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. A escolha da data é atribuída ao publicitário Sílvio Bhering, que a promoveu em meados da década de 1950.

Portanto, nossos parabéns a todos os pais do Brasil, em especial, aos de Laranjal do Jari!

E aos filhos, algumas ressalvas:

Por mais que as ideias e conselhos de seu pai pareçam antiquados e ultrapassados; um dia, você vai dizer: “ele tinha razão”;

Não importa o quanto você o ignore, o incompreenda ou se sinta incompreendido por ele; um dia, você sentirá sua falta;

Por mais que você curta e admire os super-heróis da ficção, um dia, admitirá que ele foi a maior influência de sua vida;

Não importa quantos dias, meses ou anos você passe ao lado dele; um dia, você vai dizer: “como passou rápido o tempo. Eu devia ter aproveitado melhor”;

Por mais que muitas vezes as atitudes dele se mostrem grosseiras e autoritárias, um dia, você irá dizer: “como fui estúpido por não entender que ele só queria me proteger”;

Não importa quem seja o seu pai e como você se relaciona (ou se até nunca se relacionará) com ele; um dia, você vai admitir: “foi graças a ele que vim a existir”.

Por isso,

“Se te agrada alguma ação

que vês o teu pai fazer;

e se digna o julgas do teu apreço ter

Se uma homenagem merece,

não te demores em fazer;

Antes que chegue o momento

do triste e final cumprimento

faze-te entender

posto que mais linda a poesia,

na lápide da tumba fria

ele jamais poderá ler".

(desconheço o/a autor/a)