PESSOAS ESPECIAIS – APAE - PAIS E AMIGOS, AMÉM.

PESSOAS ESPECIAIS – APAE - PAIS E AMIGOS, AMÉM.

Tem esta crônica a finalidade de mostrar algumas pequenas narrativas com exemplos de vida de pessoas especiais, as chamadas outrora de excepcionais, aproveitando a deixa da CF/2006 com o lema “Levanta-te e vem para o meio”, seg. São Marcos, 3,3.

1º- Armindo Alves Tavares, irmão do Cesar da Lisbodega. Que menino bacana, educado, sempre com o seu radinho de pilhas, ao ouvido! Muito antes de chamarmos uns aos outros de “tio” sem sê-lo, jovens e adultos, ele, o Armindo já nos chamava assim: - ô Tio! Tudo bem Tio!

2º- Luiz Carlos de Freitas, o Carlinhos. Esse também só faz o bem aos outros, prestativo, sempre disponível e ajudando a Casa Paroquial, o Asilo, e as outras Entidades ou ONGs. É um amor.

3º- Ailton Afonso de Almeida Melo, Pia; surdo-mudo, vendedor de pães caseiros. Outrora foi funcionário dos Irmãos Pontara Ltda. Anda toda a cidade à pé pois o combustível está muito caro.

4º- Claudnei Manthai, o Grilo, também surdo-mudo, flamenguista, esperto. Talvez só meio surdo-mudo porque neste 02/04 após o jogo de São Paulo 3 x 1 Santos, pela penúltima partida do Campeonato Paulista de 2006, disse-me em alto e bom som que dois jogadores do Santos estavam éh... éh... éh (cansados...) e o Luxa é um treinador burro, etc., etc. . Ou ele, o Grilo passou a falar ou o Ponga, que sou eu, ficou surdo-mudo. Qual é jacaré!

5º- Antonio Custódio, o “Cai N’água”, com muito respeito, pois este residiu no Asilo por vários anos, inclusive ajudava nos trabalhos, saia para dar umas “beiçadas” mais voltava ainda sóbrio, coitadinho. Segundo, o Carvãozinho, um dos Cidadãos Honorários de Jandaia, o Cai N’água tinha outro apelido: Sara! Foi por causa de uma moça do Bairro Marumbizinho, amor este, não correspondido. Já partiu pra junto de Deus, em 2004.

6º- José Antonio da Silva, o Zé Perigoso. Foi muito tempo taxista em Jandaia do Sul e dentre várias estórias dessa categoria, há uma interessante e folclórica: houve um acidente de veículos na curva do antigo Posto Caçula, final da Av. Paraná e saída para Cambira. Como em todos acidentes junta muitos “sapos” e chegando mais, um deles perguntou: - Morreu alguém? – Não, respondeu um deles. Mas que um saiu mancando, isto saiu. Era o Perigoso, deficiente do pé esquerdo, mulherengo que só ele e gostava de uns “mé”, aguardente pura. Era muito amigo do Didi Gago, outro “artista”.

7º José (Zé) Vicente e Antonio (Toninho) Vicente, a dupla sertaneja “Zé Forgado & Forgadinho. Residiram na Estr. Velha para Marumbi, imediações onde hoje fica a AABB, no auge da cafeicultura jandaiense, nos idos da década de 60 a 70. O Forgadinho foi, também, barbeiro, e tinha deficiência na perna direita. Um de seus chavões: Oh, louco sô!

8º- Benedito de Freitas, o Dito da Princesa. Deficiente também da perna direita, mas sempre um trabalhador honesto e antes de se aposentar, trabalhou como vendedor de passagens. Cito-o por ter um filho o qual lhe deu o mesmo nome deste que vos escreve: Adiones. Sem falsa modéstia, um já é bom, dois Adiones, então, é demais!

9º- Edna Silva, a filha especial do Edson Silva (barbeiro) e da Maria Capelli Silva. Foi aluna da APAE local e quando a minha esposa e recenseadora passou em sua casa, à Rua João Ruiz Galean, nº 229, no Censo de 1991, ela perguntou pelos nomes, dela, meu, dos meus dois filhos pequenos. Após uns cinco ou seis anos, num desfile da Apae ela, a Edna, perguntou se a Luizabete estava boa, se o esposo Adiones e os filhos Victor e Thiago, idem. Falou os nomes, após vários anos, só tem que ser especial. Mudou-se para Foz do Iguaçu, mas veio a falecer. Nunca esqueceremos de seu rostinho angelical. 1/2

10º- Antonio Ferreira de Freitas, o Tota. Por 3 dias rascunhei essas linhas e justamente hoje, dia 04/04 fostes enterrado, oh pequenino. Tenho certeza que estás junto do nosso Pai, pois cortastes muito capim para alimentar o burro de teu irmão, Osório carroceiro, apesar de muitos dizerem que você ficava muitas vezes amarrado e muitas vezes apanhava, não do animal quadrúpede porque esse era o teu verdadeiro irmão, mas do outro que se diz animal racional. Não sofrestes porque nunca pecastes, oh véinho!!! Tchau e até breve...

11º-Dirceu “Brasileiro”, o Dirceuzinho de Cambira. Brasileiro da Silva, seria melhor, mas não importa. O Mais importante é ser gente, é ser nosso irmão. Especial das pernas, dos braços, das mãos. Quietinho, e todo mundo o conhece. Outro dia dê-lhe R$ 2,00 para comer um cachorro-quente, com “salsicha”. Deve ter feito isso. E mais uma vez, em modéstia, peguei-lhe debaixo do pontilhão da Estrada de Ferro, na rodovia, e de automóvel o levei ao PAM/UBS entregando-o ao pessoal da saúde. Perigo de atropelamento. É melhor que o Zé Dirceu, aquele chefe do Mensalão.

12º- Jandira Soares da Silva, a Jandi. Esta, sim, fomos colegas de estudos no Colégio Comercial, de 1970 a 1972. Que bagunça nos aniversários dos professores, os homens levavam as bebidas e as mulheres os salgadinhos e doces. Quando acabava a coca-cola ia de run merino puro. Travava-se.

Continua bonita e solteira, danêga! Paralisia nas pernas veio quando adulta, mas nunca paraste de trabalhar, antes Escritório de Agrônomos IBC, hoje em casa, até altas madrugadas com artesanatos.

Perguntar não ofende: Mas, na realidade, quem são os Deficientes? E a Associação dos Deficientes de Jandaia, vai ou não retornar? Ex-vereadores Cir Albieri e Gobeti, outras pessoas especiais, tirem os pés do chão, ou melhor, das cadeiras! Deficientes não querem piedade, mas amor e oportunidade.

13º- Pedro Zanardi, o Pedrinho Bilheteiro. Ah véinho sacana. Diz o Isauro Azolini que o mesmo gostava de, num descuido, colocar pontas de cigarro no bolso das pessoas. Faleceu a mais ou menos 30 anos, mas teimoso com a morte que só ele; após cinco derrames, um o venceu. Nunca se deixou abater e vendia seus bilhetes da loteria e só jogava na Avestruz e na Vaca, primeiro e último do “zoológico”.Quem o conheceu, admira-o até hoje.

14º- Pedro José Fernandes, o Pedrão Gaúcho. Gaúcho de Passo Fundo, tchê! Já foi uma das vozes mais grave do rádio do sul brasileiro, porque gravou vários comerciais, para a televisão e para o radialista Pinga Fogo. Hoje, final de abril de 2006, está no Lar dos Velhinhos de Jandaia do Sul, se recuperando. Temos certeza, que mesmo pela dificuldade de andar, que o norteia a vários anos, te digo guri: Sempre estará vivo quem peleia! Tenho certeza que tu és um Maragato, o que usa o lenço vermelho enrolado ao pescoço, apesar do mesmo estar descorado pelo tempo! O Patrão das coxilhas sempre manda o minuano. Tome sua tenência.O internamento deve-se ao cfr. Nelson F. Andrade.

15º-Maria Rose Moreira, a Rose. Falaram coisas desta coitadinha, DM não sei, mas especial para Deus e para nós. É uma das internas do Lar SSVP , a pedido do nosso diretor espiritual, padre Vergílio. Nós vicentinos temos o dever de cuidar, também, do futuro bebê.

16º-Antonio Pupio, o Tonhão Corintiano. É dos bons e toda vez que nos vimos, cumprimentamo-nos. É um garotão especial e gosta de churrasco e festas com música, que só ele.

17º-Primo Carrasco, o Professor: Muito inteligente pois trabalhou num grande Banco. Chama-nos de professor, daí... . Deve ser corintiano, pois vive radiando jogo do mesmo.

E, finalizando, pois existem, segundo o IBGE, no Brasil cerca de 20% de pessoas deficientes de alguma forma, aproximadamente 37.000.000 hab.(do universo 185.000.000),peço que ajudem as APAEs, pois os professores cuidam de pequenos grupos com atenção integral, e também, as Associações de Deficientes, da sua cidade. Que Deus lhes pague. Seguem síndromes e outros diagnósticos dos alunos da APAE/Apucarana (jornal APAE- mar/2006,pág.03): Paralisia Cerebral=37; Hidrocefalia=07; Síndrome de Down=45; DM sem causa definida=149; Seqüela de Meningite=06; Seqüela(traumatismo craniano)=01; Síndrome de Lesch-Nyhan=02; Distrofia Muscular de Duchene=01; Síndrome de Alpes=01; Autismo=05; Mielomeningocele=03; Síndrome de Frá-X=04; Sídrome de Appert=01; Síndrome de Aícardi=01; Síndrome de Fukuyama(suspeita)=01; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade=02; Sídrome de West=01; Deficiências Múltiplas para Toxoplasmose Congênita=07; Prematuridade=06; Sídrome de Kernicterus=01; Síndrome de Cromossomo 11 do braço longo=01; Síndrome Antifosfolípede=01; Mal Formação Congênita=01; Fenilcetonúria=01; DM por uso de drogas=02; Neoplasia Benigna do Cérebro=01; Hipotireoidismo=01; Síndrome Alcoólica Fetal=01;

E, Síndrome de Asperger=01. Pág 2/2

Autor: Ponga, e-mail: adionesgsilva@pop.com.br, tel.: 43-3432-8613-Jandaia do Sul - PR

Membro da Sociedade dos Poetas Jandaienses – SPJ, Março/2006/doc.019