Durvalice Torres - 90 anos de vida, de fé e esperança

 
 

Assim, toda árvore boa dá bons frutos
                                      Mateus 7: 17

 
 

Se não fosse quem é e se eu ouvisse falar dela e de sua história certamente que iria me encantar com a força e o destemor de uma mulher que chega aos noventa anos e pode olhar para trás com a consciência de ter feito tudo que era possível para o bem estar e a felicidade dos seus.
 
A festa dos seus noventa anos começou bem antes do dia. Começou nos preparativos que se iniciaram no comecinho do ano, com seus 11 filhos e filhas empenhados (as) em lhe presentear com um dia inesquecível.
 
A festa estava na alma e no coração de quem pensou os detalhes do espaço, do buffet, das lembranças distribuídas entre os convidados, dos hinos na missa, na música para a festa, na recepção e logística dos que vieram de longe.
 
A festa estava na expectativa da espera de seus amigos e parentes dentre eles seus 06 irmãos e irmãs, dos já citados 11 filhos e filhas, 36 netos e netas, 27 bisnetos e bisnetas e uma tataraneta, sem contar as noras, os genros, os sobrinhos e sobrinhas e todo o entorno humano de uma celebração assim.
 
Na emoção de cada momento vivido, as alegrias dos reencontros se somaram a tristeza pelos que não puderam vir e as saudades pelos ausentes desse plano. No semblante da homenageada, a certeza de que todos estavam ali, em pensamento, em intenção.
 
Na igreja, durante a missa, as orações foram de agradecimento pelas bênçãos, pela coragem na hora das dificuldades e nas lutas de cada dia. Agradecimento por fazer parte de uma família comum, que briga, faz as pazes, reza, trabalha e vive honestamente, como qualquer família  desse mundo, com a diferença que essa família ama e respeita sua matriarca, a reverencia como exemplo de fé e coragem e a quer por perto enquanto  a vida lhe permitir esse convívio.
 
No clube, a alegria de encontro e reencontro de tantas gerações em torno da personalidade dessa senhora aparentemente frágil, mas que a vida demonstrou a fortaleza dos propósitos, a obstinada fé na vida para criar seus filhos e filhas com dignidade, dando-lhes exemplos de vida na religiosidade, na força do trabalho, na certeza de que valeu  e vale a pena ser honesta.
 
Estava tudo lindo e foi emocionante viver esse momento. D. Durvalice Torres é uma mulher especial, não por ser minha sogra, mãe do meu companheiro e avó do meu filho, mas pela coragem, a força e a fé que irradia, na presença dos seus e certamente diante das pessoas amigas que com ela convivem há exatos 90 anos.
 
No dia 24 de setembro, na cidade de Alagoinhas, Bahia, terra que acolheu a si e a sua família, D. Durvalice recebeu em cada abraço, em cada cumprimento, a confirmação de que a vida é um presente maravilhoso e que ela tem sabido, como poucas pessoas, reconhecer e retribuir essa dádiva.
 
Partilho
o  álbum da festa  e  dois vídeos que mostram um pouco do que foi e é a vida dessa Mãe-Coragem. Qualquer mulher pode ser capaz de botar filho no mundo mas cuidar e educar com o suor do seu rosto, com honradez e integridade é tarefa para poucas.
 
Minha sogra é uma delas.

Os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=ZHtJMWAlhEE

http://www.youtube.com/watch?v=pbLjoHlaZAQ

O Álbum:
https://picasaweb.google.com/112000947846193997776/90AnosDeDurvaliceTorres?authkey=Gv1sRgCLPi9623y9Pk3gE
 
 
 Filhos e Filhas

 
Netos, netas, bisnetos e bisnetas