SER PROFESSOR

Ser professor exige coragem, sabedoria, paciência e sensibilidade. São quatro palavrinhas que não podem faltar no exercício da profissão. O trabalho é cansativo, a remuneração é baixa, as críticas são muitas e o retorno, às vezes, não acontece.

Por que então escolhemos esta profissão se já sabíamos de tudo isso? Simplesmente, porque é uma missão grandiosa. Ensinamos os que ainda não sabem e aprendemos muito junto com eles. Não só a parte teórica, mas também aprendemos sobre o mundo, o pensamento deles. Sim... há um mundo a ser descoberto dentro de cada aluno, como há também um mundo a ser descoberto dentro de cada professor. Os dois vão se descobrindo e se aceitando pouco a pouco. É essa troca que nos fascina. Trocamos ideias, lidamos com falhas, nos alegramos com as conquistas e assim por diante.

Parabéns a todos os meus colegas de profissão que, mesmo diante de todas as dificuldades, continuam ensinando, educando e acreditando no potencial dos seus alunos. Sejamos sempre construtores da auto-estima deles e tenhamos em mente que não só devemos educá-los para a conquista de uma profissão, mas também para a vida aí fora que exigirá muito deles.

Salve 15 de outubro!

Céu Marques
Enviado por Céu Marques em 15/10/2011
Código do texto: T3278291
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.