AO MESTRE COM PORRADA

Feliz día para los maestros. Eu realmente gostaria de poder desejar a todos os professores toda a felicidade do mundo. Nada mais justo para uma categoria que provou ser capaz de superar grandes desafios para estar frente a frente com pessoas que jamais lhe revelara sua origem.

Ser professor é ser antes de tudo um cidadão virtuoso, porque, encarar o que um professor ou uma professora encara, se for mulher, terá que ser muito mais mulher ainda; e se for homem, terá que ser muito mais homem também. Tem que ter coragem, tem que ter garra, tem que ter gana sempre, tem que ter sonho, tem que ser audacioso, tem que ter força.

Quantas vezes, vemos fraqueza bater à nossa porta, e sem nenhum amparo e apoio de governo ou do diretor da sua equipe gestora conseguimos dar a volta por cima e continuar, entre uma decepção e outra encontramos forças, sei lá de onde, erguemos a cabeça e vualá, lá vai o professor para mais um desafio, o mais triste é quando chega o quinto dia útil, ao abrir o holerite, bate aquela sensação de tristeza quando vê que após enfrentar um mês inteirinho de desaforos e passar por tantos dissabores, tantas agruras, agressões verbais e as vezes até físicas, os constantes desacatos e ironias... O que ganha vale menos que o seu trabalho, principalmente o trabalho de ter que administrar conflitos gravíssimos de marmanjos que vão para a escola pra resolver problemas pessoais, passar drogas no banheiro e depois transformar a sala de aula num pandemônio ao ponto de tirar o professor do sério, gravar num celular e colocar no youtube. O professor é exposto ao ridículo todos os dias, é vituperado e sai da sala de aula aos pedaços, psicologicamente sem rumo por vezes, é mal visto, mal interpretado, interpelado pelos corredores, esbarrado e agredido sem poder revidar, e qualquer falha o que ouvirá dos que deveriam ampará-lo? "O professor não está sabendo lidar com essa juventude que ai está, está ultrapassado". O curioso é que quem disse isso deve estar uns vinte anos fora da sala de aula, ou virou cordenador ou diretos, esqueceu-se da profissão-professor, e a única porrada que leva é quando vê que ao final início do ano não lhe virá o recheiado boús tirado do sangue de quem está em sala de aula, ai sim, vem o baque: Pô meu, não vou poder trocar de carro este ano?" Porcos mercenários, que fazem da educação um negócio tão sujo quanto à política do governo, que também espera as gordas migalhas do BIRD pelos resultados positivos, não em qualidade, mas em quantidade de alunos que são aprovados mal sabendo fazer uma separação de sílabas: ma-ca-rrão. Á assim que vejo alunos do ensino médio separando as sílabas. Depois de tantas batalhas, tantos desafios e por tudo que já falei que o professor e a professorinha enfrenta é mesmo um absurdo trabalhar em função de bônus, e mesmo que recebesse uma bolada em fevereiro ou em março, é triste ver que o valor que está no holerite de todos os meses é tão irrisório que nem se compara ao salário de um reles ajudante de pedreiro. Como pode um vereador que mal consegue fazer um discurso e que passa um mês inteirinho só queimando dinheiro de impostos com gasolina grátis ganhar um salário de 8 mil reais, sem mover uma palha?

É injusto o que ganha um professor, mas não deixa a profissão, porque está no seu sangue o chamado para ensinar.

Ao governo e seu secretário pedimos:

Não nos deem parabéns, dê-nos de volta a dignidade perdida.

Não nos enviem mensagens, devolva-nos o orgulho de ser professor.

Não nos elogiem com palavras abstratas, façam algo concreto que nos dê motivação.

Estamos cansados de discursos e falsas promessas, devolva-nos a nossa liberdade de cátedra SUTILMENTE EM roubada em NOME DE UM CURRÍCULO QUE NÓS JAMAIS ELABORAMOS.

Não queremos festas nesse dia, pois estamos de luto, luto pela educação.

Parem de nos enganar com um aumento dividido em quatro parcelas, quando chegar em 2014, a inflação e as perdas serão maiores que o que iremos ganhar.

Devolva-nos o direito de tirar 30 dias de férias para que saiamos um pouco do ambiente escolar pelo menos nas férias e no recesso para refrescarmos um pouco a cabeça.

Não nos lembrem que dia 15 de outubro é Dia do Professor para depois nos esquecer e nos largar à própria sorte pagando por hora aula apenas 12 reais e até menos que que merecemos por aguentar tantos abusos e descasos.

Deem de volta o direito à saúde, já que os professores novos foram jogados para o SUS sendo também servidores públicos, devolvam-nos o direito de ficar doentes porque GOVERNO não é Deus para saber quantos atestados por mês alguém irá precisar. Até quantas vezes se pode ficar doente se quer controlar.

Na escola somos psicólogos, pais, conselheiros, amigos, confidentes, somos tudo, e por vezes nos sentimos um nada diante da política adotada sem nenhum consentimento do professor.

Às vezes voltamos pra casa, sabe lá Deus como. Voltamos totalmente arrasados, destroçados. Mas ninguém quer saber!

Saibam os senhores que, para estar diante de públicos tão diversos, personalidades retorcidas, e caráteres deformados; mentes perigosas tem que ter muita garra mesmo.

Quem sabe o que pode se esconder um menino pacato ou mesmo um destrambelhado que já vem alimentado pela maldade de dentro de casa ou pelo meio pernicioso em que vive? Ninguém!

Professor não tem o dom da vidência, não é profeta e nem pai de santo. Professor não faz mágica, não possui poderes sobrenaturais, mas as vezes consegue tirar leite de pedra com os recursos precários que o Estado lhe oferece e com o salário que ganha.

Eu gostaria de poder comemorar esse dia, mas não vejo motivo para isso.