UM MINUTO DE SILÊNCIO PARA A ESCULTURA SEMIRAMIS

As artes plásticas de Jundiaí estão de luto, pois uma de suas maiores representantes, a escultora SEMÍRAMIS ROSA MOJOLA, passou desta dimensão para o outro lado, dia 01 de Maio. Um dia festivo para o Trabalhador, mas que acabou também partilhando a partida dessa que levou o nome da cidade para o País e exterior, como suas esculturas.

Nascida em São Paulo, porém adotando Jundiaí como morada, aqui mostrou seu trabalho e o reconhecimento veio em diversos setores de Artes Plásticas.

Catalogada em livros nacionais , como por exemplo anuários de arte de Júlio Louzada em São Paulo (1987 e 1996), no livro ‘ 110 anos de Escultura no Brasil’ ( MASP, 1982) ou na Enciclopédia Cultural de Paula em Jundiaí ( 2006), a escultora apresentou seus trabalhos desde 1970 ( I e II Encontros Jundiaienses de Arte ( Jundiaí, 1970/72), a artista esteve em diversas individuais, entre elas,em Jundiaí na Associação Cultural Recreativa e de Esportes de Jundiaí- ACRE ( 1979), e no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (1985), no Damus Galeria de Artes em São Paulo( 1979) e muitas mostras coletivas, como por exemplo ’22 Anos de Coleção Skultura’ (1999), entre outros. Seu currículo artístico é vasto e seu trabalho também. ( in Enciclopédia Cultural de Paula, Jundiaí, 2006, vol. II)

Em Jundiaí sua obra ficou imortalizada com uma escultura e chafariz imitando o papel do escritor ( um papiro e canta) erguido na Praça da Cultura, muito apreciado principalmente por noivos que vão registrar seu dia no local.

Com seus oitenta anos voltados para as artes plásticas, a artista plástica SEMIRAMIS ROSA MOJOLA ficou imortalizada pela sua obra e suas criações que estão no Brasil e coleções nacionais e internacionais.

Uma figura pequena e com tamanha grandeza nas suas criações. Sua obra a imortalizou. Uma verdadeira dama das artes plástica. Esteja em Paz!

___________________________________________________________

Regina Kalman diretora da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí