Fala aí Jorge

Centenário de Jorge Amado

Jorge Amado natural de Itabuna, Estado da Bahia, dez anos se passou e parece que foi ontem, que você se foi. você sempre será lembrado pelo seu enorme talento, pois revela neles um pouco da nossa Bahia e do povo brasileiro.

Falar de Jorge Amado é mergulhar numa imensidão de histórias de contos, filmes, novelas. O nosso Jorge sem duvida será sempre Amado, pois suas obras literárias nos leva para um mundo de magia, reflexão e aprendizado.

Quem nunca ouviu falar de tuas grandiosas obras literárias que encantaram varais pessoas mundo a fora.

Quem nunca se espelhou em O País do Carnaval, Tieta do Agreste, Gabriela Cravo e Canela, Tereza Batista cansada de Guerra, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Capitães de Areia e Tenda dos Milagres. Foram tantas obras que hoje não podemos deixar de citá-las, algumas delas que nos fazem rir, chorar se encantar é até mesmo de alguma forma nos ver como se fosse a nossa própria história. O poeta foi-se embora, mas, suas grandes obras literárias permanecem vivas em nossa sociedade e ainda é alvo de muitas leituras, pesquisas e inspirações.

O país do Carnaval foi o primeiro livro de Jorge publicado em 1931 no qual relata um pouco da ética ou a falta dela na sociedade. Ainda hoje nos deparamos com a ética de anos atrás, a sociedade é regida por regras sociais na qual a ética é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária. O nosso Brasil em alguns momentos é o verdadeiro retrato do país do Carnaval em alguns momentos sem regras e em outros momentos sem ética.

Capitães de Areia revelam muito da nossa juventude. Quem não se lembra de Pedro Bala personagem que roubava para sobreviver. Na sociedade encontramos sem duvida vários Pedro Bala em busca de melhores condições sociais, em busca de sonhos perdidos, educação de qualidade, moradia acolhedora e adequada, estrutura familiar em busca de justiça social.

Gabriela Cravo e Canela com seus encantos e beleza sem igual deixava todos a sua volta boquiaberta, pois nela se retratava a simplicidade e a sensualidade da mulher, mulher trabalhadora, faceira e ao mesmo tempo menina mulher.

Tieta do Agreste nesse romance a fogosa pastora de cabras namoradora de homens no agreste tinha como irmã Perpetua uma beata que via em Tieta uma Pecadora, Tieta, por sua vez convicta de que amar não era pecado prefere seguir a vida em outro lugar voltando mais tarde ao Agreste para mostrar a todos que viver segundo as suas crenças vale à pena.

Tereza Batista Casada de Guerra. Quantas Terezas Batista Cansada de Guerra não encontramos por ai, infelizmente ou felizmente a vida das nossas Terezas é a única opção para fugir da violência sexual sofrida nos lares, na sociedade e da discriminação de sua condição social na maioria delas, mulheres negras e desempregadas, em uma fuga desesperada por socorro, por um olhar diferenciado, por oportunidades a elas negadas e por justiça social. As Terezas estão entre nós, nas ruas, nas esquinas da vida e no Brasil afora.

Dona Flor e Seus Dois Maridos. Uma mulher sedutora e professora de culinária depois da morte de seu amado Vadinho se ver divida entre dois amores, um carnal e um espiritual, e há quem diga que Dona Flor deixou seu legado só que as mulheres de hoje preferem ou não os amores carnais.

Tenda dos milagres essa brilhante obra fala da justiça social e pela igualdade contra o preconceito principalmente o racial e o religioso relata que cada povo tem a sua origem e religião que suas crenças devem ser respeitadas. Podemos observar que esses preconceitos ainda tão vazão para muitos conflitos mundiais onde o desrespeito e intolerância falam mais que a cor da pele e da religião.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 17/12/2011
Reeditado em 18/04/2014
Código do texto: T3393381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.