(Residência de Domingas - Miraporanga-MG)

MIRAPORANGA - Antiga Santa Maria

(Música que eu ouvia minha Mãe cantar)

TERRA BOA IGUAL A ESSA
NESTE MUNDO AINDA NÃO VI
ADEUS, ÓH, MIRAPORANGA
CIDADE AONDE EU NASCI!

Estes versos, talvez, tenham brotado de um coração apertado, de quem se despedia da sua terra. Indo para o  distante Norte do Paraná, à procura de terras férteis e baratas, na década de 40, ou mesmo para as Barrancas em Goiás, com o mesmo objetivo. Ainda, de quem dava adeus, sem esperança de voltar,  indo com as Forças Expedicionárias para lutar na Europa na Segunda Guerra Mundial.  

Ao chegar a Monte Sião, encontro o mineiro, meu conterrâneo, Sr Carmo José Ferreira, nosso amado irmão em Cristo, nascido, também, no mesmo Município que eu, Uberlândia- MG, ele, neste DISTRITO DE MIRAPORANGA (Tupi, pessoa bela) , antiga localidade de duzentos anos, outrora, chamada SANTA MARIA. Ali,  onde, também, morava, vimos um Eclipse solar em 1947, quando, às 08:00h da manhã daquele dia de Maio, o sol escureceu totalmente, a ponto dos galináceos, retornarem ao poleiro, pensando ser plena noite, com umas 3 horas de duração. O Distrito é considerado o núcleo que deu início a cidade de Uberlândia, hoje é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. O Local era  habitado pelos Índios Caiapós e outros povos, que não mais existem, ali.

Nestas regiões haviam numerosas alcatéias de Lobos-Guará (Chrysocyon brachyurus), ao ponto de ser necessário sair à caça daqueles bichos que ameaçavam os animais domésticos, como, às galinhas, bezerros, outros. Então, os fazendeiros do lugar, montados a cavalo, abriam temporadas de caça, e saíam na prática deste Esporte.

A vida por aqueles lugares era mais pacata do que agora. Ainda, hoje, os fazendeiros continuam a criar seu gado de leite, a plantar. Dou-me conta pelo Site, de que este local atualmente, é o  preferido para prática de Ciclismo de trilhas. Sendo dali, o Campeão Nacional de 2010, deste desporto. Com a diferença que não existem mais a floresta original, cheia de Gabirobas, Bacoparís, Cagaitas e tantos outros frutos silvestres. De manadas de Caititus, Veados, Capivaras, Onças. O Reflorestamento de Eucaliptus tomou conta de grande parte daquele território, prejudicando a fauna e a flora.

 Adjacências: Cidades - Prata, Uberaba, Sacramento, Araguari, Tapuirama.
Rios - Tejuco, Douradinho, Panga, Uberabinha. 


Em HOMENAGEM ao Sr Carmo, que do mesmo modo que eu, sente saudades deste lugar, faço este relato.
Acho que este "Menino", era aquele que me dava "cascudos" de vez em quando, no Arraial de Santa Maria e que, ainda me dá uns papilotes nas orelhas em Monte Sião, quando se assenta no banco atrás!   E era ele que queria me roubar a namorada! Chamava-se Vilma. Ela com uns 13, 14 e "euzinho", aqui, com 04.

Mas que fique tranquilo, acerto, hoje, minhas contas com ele! 

LINK:


http://www.youtube.com/watch?v=uZxazPCKMA4

Link para Eclipse
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3535448

BRASILIA -DF, 16/01/12 - abello