para todos que lutam verdadeiramente para conhecer-se a si mesmos....

Conhece-te!

Da RiE Revista Internacional de Espiritismo. Eliseu Mota Junior.

por Maria Rodrigues do Amaral e

por Fátima Fonsêca:

Na Grécia antiga havia um templo em Delfos, em cujo frontispício estava inscrita a célebre frase:- GNOSTI SEAUTON (“CONHECE-TE A TI MESMO”), adotada por Sócrates. E reconhecida por Alan Kardec e pela Espiritualidade Maior como a chave para o progresso individual. ( vide questão 919 de O livro dos Espíritos), sendo que Sigmund Freud, o criador da Psicanálise, durante quase toda a sua vida octogenária fez auto- análise.

O autoconhecimento inegavelmente proporciona o crescimento moral, porque possibilita o abandono de velhas condutas viciosas e a aquisição de virtudes. A sabedoria dessa máxima é evidente, mas o problema está em cada um conhecer-se, razão pela qual Santo Agostinho sugere a realização de balancetes morais, mas evitando as racionalizações, que defendem ardorosamente o ego e impedem uma autocrítica sincera. Por isso, a trilogia visão, missão e valores, amparada na Doutrina Espírita, pode ser útil para o autoconhecimento, como veremos em seguida.

Assim, para conseguir a visão do que realmente é, a pessoa deve analisar detidamente a sua natureza integral, ou seja, que ela é uma individualidade espiritual e imortal com inúmeras experiências na Terra ou em outro planeta, usando corpos e sexo diferentes para animar personalidades diversas, e que, nos intervalos entre uma existência e outra, esteve na erraticidade examinando o resultado das encarnações passadas e projetando as seguintes.

Depois virá o trabalho paciencioso de identificar e detalhar a missão que cada um assumiu para a encarnação atual, seja ela a de um simples operário ou a de dirigente de uma poderosa nação, mas incluindo sempre os deveres relativos á paternidade e a maternidade, a filiação e a fraternidade familiar e social,conferindo regular e seriamente como está o seu desempenho de cada um desses papéis, assumindo os erros e reparando os danos, para poder jamais desanimar.E recomeçar a cada instante, ciente de que só não erra quem se acomoda.

Com um rascunho da visão e da missão nas mãos, o passo seguinte da pessoa disposta a progredir é fazer um alista dos seus valores ( inatos ou já agregados) e das imperfeições a serem combatidas, observando que seu passado cheio de complicações não está superado, mas sendo envolto pelo véu temporário do esquecimento, devendo por isso atentar para as suas tendências instintivas, que procuram arrasta-la para retomada de vícios e maus hábitos ainda latentes na sua personalidade, guiando-se pelo farol poderoso da voz da consciência, que liga o sistema de alarme a cada pensamento ou conduta equivocada. E toda vez que a pessoa despreza as advertências da consciência, normalmente incorre em erro dos quais deverá arrepender-se , expiar e reparar, nesta vida, na erraticidade ou em futuras existências.

Note-se que valores são qualidades individuais inatas, isto é, já adquiridas em pretéritas existências, ou que foram efetivamente agregadas nesta vida. Assim, não entra na categoria de valor o desejo de conquistar uma virtude, pois um preguiçoso não passará a ser trabalhador apenas com a intenção, ainda que sincera, de mudar a vida, porque a agregação de valores é fruto de luta infatigável e só colhido depois de muito esforço.

Em suma, a análise contínua e sincera dos pendores, bons ou maus, em busca do autoconhecimento, da correção das falhas, da aquisição de virtudes e do conseqüente progresso pessoal, é dever de todos mas é uma responsabilidade individual, pois a revolução social da Terra para um mundo melhor tem necessariamente de começar em cada um dos seus habitantes, encarnados ou não. Nosso orbe ainda é um purgatório, porque somos todos espíritos imperfeitos. Tornemo-nos melhores e será ótimo viver aqui!

Eliseu Mota Junior é promotor de Justiça aposentado e professor universitário.

BIBLIOGRAFIA

Revista Internacional do Espiritismo 2005.

“Editorial: Conhece-te”.

De: Elizeu Mota Junior.

Casa Editora O Clarim. Matão, S. P., Brasil.

tuka bella e Elizeu Mota Junior/.Maria Rodrigues do Amaral
Enviado por tuka bella em 10/02/2012
Reeditado em 10/02/2012
Código do texto: T3491909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.