Lourdes Limeira /ACALL

por Tony Santos

Sorridente e com uma energia alto-astral, a escritora e contista Lourdes Limeira faz questão de dizer que seus poemas têm uma visão bem particular do dia-a-dia de uma grande capital.

Usuária da web desde meados de 2002, fala que seus textos estão sendo lidos no mundo inteiro. “A Internet já faz parte da minha vida; descobri que é uma ótima forma de divulgar meu trabalho, recebo sempre comentários sobre meus textos, de várias partes do mundo, até da Ucrânia eu já recebi e-mails”, disse.

Natural de João Pessoa; viveu até seus trinta anos à beira da bela Praia de Tambaú, na capital da Paraíba. Formou-se em Letras, Língua Portuguesa na UFPB, veio para o Norte há praticamente vinte anos. Desse tempo, passou dez anos em Rondônia e dez em Manaus, onde trabalha na área de Educação como professora de Língua Portuguesa e Espanhola, no Cefet – antiga Escola Técnica de Manaus. “Os meus alunos foram meus críticos diários, eu sempre colocava meus textos para que eles fizessem uma análise crítica, funcionava como uma peneira”, conta.

Tendo a leitura como um hábito em sua vida, os clássicos brasileiros são os seus preferidos. “Adoro Machado de Assis, Clarice Lispector, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles entre outros. Atualmente tenho dado atenção para outras literaturas como Nietzche, Freud, Yung e Marx”, afirma.

"As livrarias que

não se adaptarem

a nova realidade,

perderão espaço."

Diz que é apaixonada por leitura desde jovem, entretanto somente há algum tempo, após ter dois contos classificados em concursos do Sesc: Viagem Digital, em 2005 e A Esfinge, em 2006, é que resolveu investir em seus livros. “Escrevo desde os treze anos, todavia meu gosto sempre foi pela poesia. Minha verdadeira paixão foi o poeta Augusto dos Anjos por seu estilo científico e também por sua forma arrojada de encarar o ser, a vida e a morte”, declara.

A obra

Em seu livro Metamorfoses & Outros Contos (Editora Fama), Lourdes Limeira apresenta 12 contos escritos em uma linguagem simples, com temas diversos e até polêmicos, como drogas, tráfico de crianças, lesbianismo, etc.

Internauta

Na Internet publicou alguns textos, como no site Garganta da Serpente, também possui sua própria página, o www.lourdeslimeira.com.br, e já publicou um e-book de crônicas Para não dizerem que não falei de flores.

Segundo ela, a web veio para aproximar as pessoas e abrir espaço para quem sabe usar. "A Internet é mais uma opção na compra de livros, CD's, DVD’s, etc. As livrarias que não se adaptarem a nova realidade, perderão espaço", conclui.

. Sobre o livro:

Metamorfoses & Outros Contos

São 12 contos escritos em uma linguagem simples, com temas diversos e até polêmicos, como drogas, tráfico de crianças, lesbianismo, etc.

E-mail para contato: lourdeslimeira@hotmail.com

Lourdes Limeira
Enviado por Lourdes Limeira em 17/02/2012
Reeditado em 21/02/2012
Código do texto: T3505181