Maruca,esta é para você.
 
Maruca Maria Tereza
Amou demais, morreu amando.
Risonha e feliz,vivia no futuro
Uma mulher diferente,
Como ninguém, desafiou o tempo.
Ai,que falta e saudades sinto de você.

 
Mamãe até seu nome era diferente, muitas pessoas achavam estranho ficavam surpresos quando a chamávamos e eles entendiam seu nome errado, entendiam maluca!
Quando digo que você era diferente não estou brincando...
Aos noventa e três  anos nunca usou roupa preta, dizia :Não sou corvo nem viúva!Suas roupas como seu espírito era colorido, se recusava a usar roupas ou penteados de velha, jamais deixou de passar cremes, perfume e batom eram  companheiros inseparáveis.
Teimosa, de “estopim curto” crítica, sarcástica, esperta para negociar, gostava de joias,teatro,
detestava musicas e cantores antigos,amava  músicas  do Almir Sater e Rita Lee, no carnaval dançava fantasiada, se acabava na folia!
Caridosa demais socorreu muitas gente, nossa casa sempre se transformava em hospital e maternidade.
Muitas vezes saí de meu quarto para dar lugar a doentes de quem você cuidava com maior carinho.

Fez uma revolução na família, por não se deixar levar pelas regras sociais,quando rompeu um casamento de muitos anos, numa época em que isso se tornava um escândalo publico.Se tornou assim  uma mulher separada,mas você nem ligava para o fato de agora  a considerarem “desfrutável”,
suas amigas casadas fugiram de você temendo perder seus maridos.

Quer saber?Elas fizeram bem, por que ninguém resistiria ao seu charme e bom humor.Você apenas ria  e dizia ter pena daquelas “tontas” .
Mãe que me deu “safanões” merecidos, uma educação rígida sem “colher de chá”,mas me cercou de tanto carinho que me “estragou”!
 Sou filha única não é a toa.Deus não quis  arriscar  a que você tivesse mais um filho parecido com você como eu.Desculpe ter te aterrorizado tanto,mas dizem que quem sai aos seus não degenera...
Na velhice ainda permanecia empertigada, elegante e distribuindo com satisfação seus bens  entre  a família.Sua alegria era nos ver felizes e agradecidos.
Você sempre teve sorte, e merecia.
Imagine se alguma bisavó recebe do bisneto (meu netinho amado!) uma música linda composta especialmente  para você. Se lembra?

Chamava Hibisco amarelo, sua cor preferida,você o ajudou a escrever a letra,esta música foi tocada por ele no solo de violão  na sua despedida...
Tenho certeza que ficou orgulhosa com essa homenagem, acertei?

Escrevi certa vez uma crônica com o titulo de “Mãe não morre”, é verdade, você permanece em nós, não imagina a falta que nos faz.
Quando nos reunimos sempre nos lembramos de você numa frase,numa música...

Sabe Maruquinha, quando nos encontrarmos vamos ter muito assunto para por em dia,
contaremos as novidades, de lá e de cá.

Enquanto isso, vamos curtindo as saudades,
sempre  juntas mas  por enquanto distantes...
 
M.H.P.M.