COLUNA OPINIÂO. "Festeiros de 2012 da festa do Santuário de Santa Rita de Cássia prestam homenagem ao Cônego Vonilton Augusto Ferreira".
ARMANDO LEMES.

Apresentamos essa semana uma coluna diferente. Diante do brilhantismo da Festa da nossa padroeira, vamos publicar a pedido, a homenagem prestada ao Cônego Vonilton, pelos festeiros de 2012. Com a participação dos festeiros, Marcio Alexandre Pedroso e Keila C. Vieira Lemes Pedroso, escrevemos o texto da homenagem que publicamos:

Revmo. Cônego Vonilton Augusto Ferreira.

O dia 22 de maio de 2011 ficou gravado em nossos corações. Quando fomos convidados pessoalmente pelo Senhor, para integrar a equipe dos festeiros da Festa do Santuário de Santa Rita de Cássia de 2012, sentimo-nos agraciados por Deus. Praticar esse ato de voluntariado para uma causa justa em beneficio das obras sociais de nossa paróquia é motivo de júbilo e muita responsabilidade. A princípio apavora! Com o passar do tempo e com a integração da equipe, tanta responsabilidade torna-se uma benção em nossas vidas. Uma missão difícil que requer força de vontade e companheirismo.  Sua presença no leme de nosso barco foi preponderante para seguirmos o rumo do porto ancoradouro. Chegar a um objetivo e ultrapassá-lo, o desafio proposto. Não que pretendemos ser melhores ou conseguir melhores resultados, mas a condição natural dos fatos, nos leva a essa procura, melhorar sempre para melhor prestarmos nossos serviços sociais, em prol de uma comunidade cristã carente e temente a Deus. Ancoramos em nosso porto, convictos de termos cumprido a nossa missão de solidariedade para com nossa comunidade e com nosso Santuário.
Cônego Vonilton! Várias foram as nossas alegrias a seu lado. Tivemos momentos tristes de compartilhamento nessa nossa missão, mas nunca nos esmorecemos, porque ali estava o senhor, proferindo sempre uma palavra de amor, de encorajamento, para que pudéssemos superar nossas dificuldades. Várias foram às atividades desempenhadas pelos festeiros nesse período que antecede o maior evento religioso do Sul de Minas, a Festa do Santuário de Santa Rita de Cássia. Quero frisar aqui a benevolência de nossa comunidade e das comunidades dos municípios vizinhos, para com a nossa festa. Visitamos casa a casa de nossa comunidade. Acontecimentos marcantes durante nossas visitas ficarão gravados em nossa memória. Pessoas humildes que faziam questão de nos doar, às vezes o alimento de sua própria família, e se diziam felizes por que por Santa Rita, qualquer sacrifício se transformaria em bênçãos consagradas para todo o seus familiares.
Cônego Vonilton! Aqui estamos hoje, com o mesmo intuito das missas anteriores dessa novena. Agradecê-lo pelo brilhantismo dessa missa. A sua eloquência na pregação do evangelho, o seu entusiasmo ao pronunciar a palavra de Deus, o seu otimismo e dedicação às obras sociais de nossa igreja, o seu carisma, a sua preocupação durante todo esse tempo com os festeiros, as suas palavras de elogios e conforto são motivos de orgulho para nossa comunidade. Na semana passada, quando nos homenageou,  cantando em italiano, aquela belíssima canção, tenha certeza, nos tocou no fundo de nossa alma e prostrou em nossas vidas uma eterna cicatriz de amor e esperança, que jamais apagará de nossos corações, ficando por toda a vida, como um momento sublime de agradecimento a Deus.
Queremos Cônego Vonilton, não apenas aplaudi-lo pelo seu trabalho ao pastorar o seu rebanho, mas em seu nome, nosso pastor, abraçar a todos os nossos irmãos da comunidade, que neste momento, aqui reunidos, sirvam de fonte de inspiração para prosseguirmos juntos nessa missão, caminhando uníssonos rumo ao futuro, para melhorar cada vez mais nosso Santuário na execução da obra de Deus.
“IDE E FAZEI DISCIPULOS ENTRE TODOS OS POVOS DE TODAS AS NAÇÔES”.
SOBRE NÓS SENHOR VENHA A VOSSA GRAÇA, DA MESMA FORMA QUE ENTRE VÓS NÒS ESPERAMOS.
Não poderíamos deixar de agradecer ao Padre Junior, que sempre esteve disponível para atender as nossas dúvidas e nos orientar para o melhor caminho ( que digam as meninas do religioso). Ao Padre Reinaldo. Pela presença e companheirismo, participando de nossas reuniões e sempre procurando uma solução para nos iluminar. E ao Monsenhor José Carneiro Pinto, que é exemplo de fé e dedicação. Um aperto de mão, um abraço, um sorriso no rosto sempre nos fortalecendo e motivando para continuarmos em nossa caminhada. Jamais nos esqueceremos do dia 1º de maio, em nossa alvorada, as 5 hs da manhã, quando fomos recebidos pelo senhor com um enorme carinho nos saudando com um festivo “viva”.
Permitam-me invocar em suas homenagens os sete dons do Espírito santo: Sabedoria, inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Para que todos reflitam com essa citação, em nome de nossa comunidade, nosso eterno agradecimento.
OS FESTEIROS DE 2012.
Até a próxima semana se Deus quiser e Ele há de querer porque aqui estarei falando sério em defesa da comunidade.

Autores:
ARMANDO LEMES.
MARCIO ALEXANDRE PEDROSO.
KEILA C.VIEIRA LEMES PEDROSO.
Maio de 2012