EARTH SONG e Meus Alunos - Parte I

Logo no início de abril, eu estava definindo como aprofundar a questão do meio ambiente com meus alunos do 2º ano do ensino fundamental. A primeira coisa em que pensei foi usar a canção Earth Song, de Michael Jackson. Pareceu-me o melhor como recurso de sensibilização para um tema tão abrangente.

Quis, mais do que levar o áudio, mostrar o vídeo desta música, que é tão impactante! Meu Deus, quantas questões estão contidas ali! Grupos étnicos, localização de países e continentes, habitat, espécies de animais, guerra, ganância, fraternidade, costumes dos povos, e por aí vamos, sem parar!

Comumente, as datas para se abordar e desenvolver atividades nas escolas, nesta época, são Páscoa, livro, índio, descobrimento do Brasil, Tiradentes, como todos sabemos. E ainda, ênfase para 22 de abril, o dia mundial do planeta Terra. Com toda a necessidade urgente de se refletir e criar ações para um mundo realmente sustentável, esta e outras datas que pontuam a mobilização da humanidade neste sentido, passam a ser bastante relevantes.

E há mesmo muitíssimo o que fazer, considerando que aqueles miudinhos estão saindo do espaço escolar e multiplicando todas aquelas informações, incorporando-as ao seu modo de pensar e agir em seu cotidiano, em sua realidade. Nossa responsabilidade é imensa. E não me refiro apenas ao profissional de Educação. Acredito, com todas as forças, que toda a sociedade tem este papel a cumprir.

Pensei em quantas e quais etapas esta parte do projeto teria.

Dividi o primeiro dia em:

.exibição do filme na íntegra

.pausa para distribuição da letra traduzida da canção, chamando a atenção para o título, autoria e algumas palavras de poucas estrofes

.identificação do tipo de texto

.re-exibição, com interrupções para análise

.conversa pós exibição

.retorno à sala de aula, para registrar em caderno os pontos mais importantes que conversamos no espaço anterior. Esta parte realizada de forma coletiva. Os alunos respondendo a uma condução minha, formando, assim, uma espécie de painel de interpretação do material apresentado, reforçando sua percepção e estimulando-os a interagir com este conhecimento, em outros momentos.

Bem, eu poderia relatar aqui muitos detalhes técnicos de tudo o que houve desde então. Mas, neste momento, quero compartilhar com vocês a parte que mexeu com os corações de todos ali.

Michael Jackson proporcionou olhos cheios de lágrimas, um bonito coro cantando, espontaneamente, todos os Ahh, ahh, ahh, aaahh.... Ooh, ooh, oooooh.s....da canção. Mil perguntas ávidas de saber. Silêncio.

Imaginei muitas coisas antes de realizar a atividade, incluindo o pouco interesse por causa da faixa etária de meus alunos. A idade média é sete anos. A gente tem que contar com isso e pensar num plano B.

Mas a realidade superou minhas expectativas.