(*Imagem extraída de "saboresdaminhainfancia")

Cultivar a amizade...
(Agradecimento aos amigos, em nome de minha mãe, no Dia do Amigo!)

 

Minha Mãe sempre diz que devemos receber as "visitas" da melhor maneira possível. Não importa a simplicidade de sua casa, mas a higiene e organização; não importa a mobília com design, mas os objetos em seus devidos lugares; não importa se a louça é de porcelana ou descartável, se os talheres são de prata ou de inox, o importante é servi-los adequadamente. Muito menos, importa, se servirá caviar ou uma fruta qualquer. O importante é receber com o que se tem de melhor. Um sorriso ao abrir a porta, ouvir com atenção, falar com educação e oferecer a melhor iguaria que tiver. Um café fresquinho, no lugar do requentado; um suco geladinho, uma fruta bem lavada e cortada - pronta a ser servida. A "visita" precisa sentir-se especial, querida.

Cresci com essa lição de minha Mãe e tento, da melhor maneira possível, praticá-la. Minha filha casou-se e, também, se preocupa em receber os amigos e familiares com uma sobremesa especial e uma arrumação mais elaborada, demonstrando a importância dos que em sua casa são recebidos. Isso tudo pode parecer exagerado, mas são gestos de carinho e atenção para com o outro.

Nós perdemos o hábito de visitar... Outrora, tratava-se de uma gentileza ir à casa de um  parente ou amigo. Era divertido sábado à tarde ou aos domingos fazer "uma visitinha" na casa de fulano ou beltrano. Os tempos são outros, nós sabemos. É muito mais rápido e prático falar ao telefone ou internet. A vida é uma correria só. Mas, não devemos perder o espírito de reciprocidade, dando a atenção as pessoas que admiramos e nos são caras. É um dengo à dedicação e zelo recebidos dos que amamos.

Hoje, no Dia do Amigo, quero agradecer a todos os amigos e familiares pela solidariedade, preocupação e presteza com a saúde de minha Mãe. Sei do carinho e do respeito que tantas pessoas, jovens e adultas, demonstram ter por ela, sentirem falta de sua sabedoria e determinação. Isso se deve a capacidade imensurável que Mamãe tem de expressar o quanto o ser humano é especial e merece atenção.

Aos 86 anos, a fortaleza da família - minha mãe - adoece, mas a chama de força e fé permanecem inalteradas. É um exemplo a ser seguido. Oitenta e seis anos cultivando o respeito e carinho de todos; praticando a ética e a moral; e dedicados aos filhos, netos e bisnetos. Por tudo isso, Mamãe é tão querida, amada. 

Ana Costa


 


"blogdapup"



Transcrevo algumas das  mensagens recebidas de amigos e familiares...


"Que nossos momentos de aflição, dos últimos dias, nos una cada vez mais e possamos sorrir muito. Conte sempre com a gente. Beijos, Samy e Gusto."


"Lembre-se: Nunca está só quem acredita em DEUS. Ele está ai perto de você, é seu amigo e lhe dá força e coragem. Como o sol que nunca deixa de brilhar mesmo que as nuvens o encubram, assim é DEUS: tenha certeza, ELE está com você". Melhoras, beijos e um feliz dia do amigo. Eduardo Mendes.


"Espero que sua Mãe esteja bem e você também. Beijos. Você faz falta. Fiquem com DEUS. Cláudia Araújo."


"Estamos todos aqui torcendo muito pela  recuperação de sua Mãe, para que fique tudo bem com ela, tá (...) Conte com a gente. Fernanda, Jairo, poly e Regina. Beijo grande."



"Se DEUS quiser vai dar tudo certo. Conte comigo para qualquer coisa. Bjs. Guta."


"Como foi a cirurgia de sua Mãe? Se precisar de mim é só passar uma mensagem. Bjs. Guta."


"Amore, vai dar tudo certo com D. Nina. Se precisar de alguma coisa estou por aqui. Bjs. Junne."


"Sinto muito, mas ela vai reagir bem, É uma mulher de muita fibra! (...) Bj. Lins."
 


"interessante.org"



Agradecimento especial aos amigos Nora, Andréia, Til, João, Laura, Lucas, Fau pela  solidariedade e preocupação.

 
Um agradecimento mais que especial a minha querida amiga Ana Eliza, médica dedicada e competente,  pelo carinho e atenção com a minha Mãe.


Enfim, um agradecimento a todos os amigos e familiares que de uma forma ou de outra, nos dão força e sei que posso contar com todos vocês. Obrigada de coração.


FELIZ DIA DO AMIGO!


 

BONS AMIGOS
 


"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

 

(MACHADO DE ASSIS)







 

"Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova quando chamado de amigo.

Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de
grandes chuvas e das recordações da infância.

Preciso de um amigo para não enlouquecer, para contar o que vi de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.

Deve gostar de ruas desertas, de poças d´água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Preciso de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já tenho um amigo.

Preciso de um amigo para parar de chorar. Para não viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.

Que bata nos ombros sorrindo e chorando, mas que me chame de amigo, para que eu tenha a consciência de que ainda vivo"

(VINICIUS DE MORAES)