ETERNA PRESENÇA - Meu melhor amigo


     Em se tratando de figura masculina, ele foi o meu melhor amigo.

     Foi a primeira pessoa a realmente acreditar em mim, a me incentivar na minha caminhada. Abriu seu coração para minha amizade como nunca ninguém o tinha feito antes - estávamos sempre juntos, em todos os lugares, compartilhando ideiais. Entre nós houve uma cumplicidade de gostos, desgostos, desejos e sonhos como nunca haverá outra igual  em minha vida. Dificil foi distanciar-me dele, por força das circunstâncias, porque tive que voltar a Curitiba.

      Era o Rio de Janeiro da década de 80 - Escola de Teatro Martins Pena. Aulas maravilhosas com professores como José Wilker, Aderbal Freire, Alcione Araujo, Rui Guerra, Edu Lobo - e todos nós,  no auge dos nossos sonhos e ambições, nos uníamos em torno dessas extraordinárias figuras,  que,  à época,  nos pareciam deuses do Olimpo. Vivemos um mundo encantado, como raros têm a oportunidade de viver. Meu amigo guiava-me em todos os momentos: ora nas aulas, onde era meu professor de Técnica Vocal, ora nas nossas turnês pela vida cultural do Rio, ora em  simples lanchonetes no Leblon.  Mas foi mesmo quando minha mãe partiu para o outro plano, que eu senti verdadeiramente dentro de mim o quanto representava a sua amizade. Ao ter conhecimento do fato, de madrugada, largou-se de sua casa e veio me ver. E me ouvir e me dar seu ombro....

     Meu amigo querido de ontem, de hoje, de sempre.... o que teria sido do meu caminho em terras estrangeiras durante tantos anos, se não fosse você?

    
Te amo por toda a eternidade, meu querido amigo Hermes Frederico.

Maria Lúcia
(Lúcia Constantino)




(Direitos autorais reservados).
(Foto: http://www.temmais.com/blog/cassiasalvajoli/?param=0710 
 Hermes é o 4º da esquerda para a direita (de óculos).  Hermes é médico, produtor, professor da PUC-RJ e Coordenador da CAL - Casa de Artes de Laranjeiras, RJ.