Dércio Marques, Inesquecível!


   "Ah, mais um dia de jornada, de esperança quase ou nada
     E o calor já me sufoca,vou buscar um paraíso/Na candura 
     de um sorriso, no amor do teu olhar.*"



 
     Ontem acordei com uma música instalada em minha memória e em meu coração: “No meu jardim, no meu jardim as flores falam/E sabem ler, sabem entender a dor e calam ...”**
     Lembrei com saudades do cantor e compositor Dércio Marques, do quanto gosto de sua voz, de suas canções e de seu jeito único de cantador e menestrel cantando as raízes do povo brasileiro, cantando as músicas recolhidas junto ao povo de Minas ou em qualquer de suas andanças.
     Pesquisador das raízes musicais brasileiras, o violeiro, cantor e compositor Dércio Marques, nasceu em Uberlândia(MG), mas foi um cidadão planetário pela universalidade dos temas que escolhia para cantar. Ouvi falar dele em 1982 quando da minha primeira viagem a Minas e foi amor ao primeiro acorde: desde então está entre os meus favoritos.
     “Dandou Ô dandei../Olha o vento que brinca de dandar/Ele vem pra levar as andorinhas/E quem sabe a canção pra uma janela/Saciar o ipê que se formou/E roubar suas flores amarelas...”***
     Ao longo do dia ouvi e cantarolei várias músicas de sua lavra e pensei no meu sonho de ouvi-lo cantar ao vivo, que  não se realizará mais, ao menos nessa dimensão, pois Dércio se foi no final de junho e deve estar cantando por aí, quem sabe n’algum pedaço dessa via láctea.
     Muitos também são os cantadores que lamentam a perda e continuam cantando Dércio Marques, pois teve como parceiros artistas como João do Vale, Oswaldinho do Acordeão, Elomar, Heraldo do Monte e Xangai, além de sua irmã, a cantora Doroty Marques. Também apresentava em seus discos e shows compositores e companheiros de palco do nível de Paulinho Pedra Azul, Luis Di França, Pereira da Viola, Palmeira e Biá, Marcos Pereira, Guru Martins, Hilton, João Bá, Carlos Pita e Diana Pequeno, figuras muito importantes para o cancioneiro popular do Brasil.
     “Mas olha quanta gente que passa/Sem controlar o sorriso/São meninos da terra/São meninos da lua/Brincando de amor/Ao redor do mundo...”****
     Dércio encantou-se, mas permanecerá entre nós seu legado de defensor da Natureza e das raízes mais profundas da música brasileira de raiz e ibero americana. Agora mais que nunca é ele um Anjo da Terra em outros mundos e conta seus Segredos Vegetais aos anjos e querubins, que devem estar encantados com sua voz.
     E que continue passeando em seu Disco Voador e nos inspirando onde estiver. Partilho com vocês um vídeo muito especial de Dércio Marques cantando essa maravilha de Canção.
 
 Disco Voador
      Palmeira e Biá

 
 
Tomara que seja verdade,
Que exista mesmo disco voador
Que seja um povo inteligente,
Pra trazer pra gente a paz e o amor!
Se for bem da humanidade,
Que felicidade essa intervenção!
Aqui na terra só se pensa em guerra
Matar o vizinho é nossa intenção!

Se Deus, que é Todo Poderoso,
Fez esse colosso suspenso no ar,
Por que não pode ter criado
O mundo apartado da terra e do mar?
Tem gente que não acredita,
Acha que são fita os mistérios profundos:
Quem tem um filho, pode ter mais filhos
O Senhor também pode ter outros mundos!

Os homens do nosso planeta
Dão a impressão que já não têm mais crença:
Em vez de fabricar remédio,
Pra curar o tédio e outras doenças,
Inventaram armas de hidrogênio,
Usam o seu gênio fabricando bomba
Mas não se esqueçam que, por mais que cresçam,
Perante Deus qualquer gigante tomba!

O nosso mundo é o espelho
Que reflete sempre a realidade:
Quem forma vinha colhe uva
E quem planta chuva colhe tempestade.
No tempo que Jesus vivia,
Ele disse um dia e não foi a esmo
Que, neste mundo em que a maldade infesta,
Tudo que não presta morre por si mesmo!


http://www.youtube.com/watch?v=ah5qlKenZi8&feature=related
 
***Trechos de canções inesquecíveis que conheci na voz de Dércio Marques