ARY FOSSEN: um ícone na política jundiaiense

Um jundiaiense que destinou a sua vida a favor do social. Como economista e administrador deixou sua marca no ‘SESI’ em Jundiaí. Entre os feitos herdados do período em que foi diretor na empresa, foi construído o conhecido ‘SESÂO’, que fica em Jundiaí/SP, que é utilizado por grande parte da população da cidade.

Anos de sua vida também foram voltados à comunidade, onde exerceu diversos cargos na administração pública no primeiro escalão do Executivo jundiaiense. Depois, partiu para o Legislativo estadual como Deputado Estadual além de eleito Prefeito Municipal de Jundiaí. Incansável trabalhador, seja como prefeito, ou como representante na Assembleia Legislativa, conseguiu muitos benefícios para Jundiaí e região, visto a sua facilidade de ser ouvido no Palácio dos Bandeirantes nos seus dois mandatos.

Conhecido pelo seu rigor no cumprimento de seus compromissos, tinha também um perfil de ser um político acessível, junto ao público e seu eleitorado.

Uma das suas características era a facilidade de contato com a população em geral. Não tinha dificuldade de relacionamento em qualquer das camadas sociais.

Um cidadão comum, com uma família bem estruturada, pois, a sua companheira de mais de meio século, Dª Marialice Fossen, que estava sempre ao seu lado, dando apoio na sua vida familiar e pública, lembrando o ditado que diz que ‘ Atrás de um grande homem, tem uma grande mulher’. Uma bela família jundiaiense e brasileira, que mostra ser possível o idealismo de servir e ser útil à sua comunidade.

O que chamava a atenção era sua memória fantástica, que lembrava detalhes de sua infância, juventude, vida social e pública. Lembrava de vivencias e nomes das pessoas e tinha a facilidade em se comunicar. Na comunidade era homem simples, um exemplo que pode ser seguido, mostrando que a política não é ‘politicagem’. Mesmo depois de eleito, continuava a ser acessível fossem empresários ou cidadãos em agindo como servidor, continuando ser fiel à sua origem simples,citando com orgulho ser filho de um ferroviário.

A Política faz parte das Ciências Sociais, onde se tem o poder e o dever de administrar e servir o povo, e numa Democracia, o princípio e para o povo

Ary era meu amigo há anos, uma pessoa com quem podia contar para propor sugestões para a sociedade, principalmente na área cultural da cidade na minha visão como socióloga e comunicadora social, na política cultural em geral, partidária ou simplesmente de cidadania para melhorar a comunidade em que se convive.

Difícil continuar numa linha idealista numa sociedade heterogênea, mas quando se tem caráter e boa vontade, isso é possível. Ary Fossen é um exemplo a ser seguido como um homem público, reconhecido por seus conterrâneos como um representante do Estado de São Paulo. A sua biografia mostra que, em Jundiaí, terra que o viu nascer ,onde criou sua família e conquistou muitos amigos, vai além de sua vida pessoal, deixou também seu legado e sua dedicação à comunidade na qual viveu, tornou-o um ícone na política local.

Ary Fossen nasceu em Jundiaí em 12/01/1937 e faleceu em 18/07/2012, também em Jundiaí.

_________________________

Regina Kalman- socióloga, jornalista, escritora, artista plástica e professora. Membro da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí, Academia Jundiaiense de Letras e Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro.Ex- Membro do Conselho do Patrimônio Cultural de Jundiaí.Membro da Comissão de Literatura do Conselho de Cultura de Jundiaí.

Regina Kalman
Enviado por Regina Kalman em 06/08/2012
Reeditado em 25/08/2012
Código do texto: T3817419
Classificação de conteúdo: seguro