MEU PERNAMBUCO GUERREIRO.

Chagaspires

PERNAMBUCO; quem anda por tuas trilhas ainda respira o cheiro forte de teus velhos ideais.

Cada prédio, cada paisagem são testemunha do valor de teus guerreiros.

Em tuas veias corre o sangue de antigos patriotas derramado no campo de batalha.

O teu povo miscigenado são combatentes intrépidos. Seus filhos se ufanam de tuas conquistas.

Eis Veneza brasileira; terra dos altos coqueiros.

Na beleza de teus canaviais, onde os raios doirado s do sol representa o amarelo de tua bandeira; onde o azul dos teus arrebóis inspira o poeta. Onde o verde de tuas matas encanta e fascina.

Onde teus rios nas caladas das noites serviram ao ideal abolicionista levando negros escravos para entregá-los aos braços da mãe liberdade.

Pernambuco das conspirações; berço de gigantes, terra de guerreiros; onde a intrepidez e a coragem se faziam presentes em cada ação.

Onde os ideais de liberdades andavam de braço com a audácia.

Terra de valentes cuja luta expulsou o holandês invasor.

Terra das mulheres heroínas de tejucupapo.

Berço da redenção; nascedouro do amor à pátria.

Eis tu oh! Minha terra o orgulho da nação.

Eis tu PERNAMBUCO, terra varonil, coração do meu Brasil.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 10/09/2012
Reeditado em 21/08/2019
Código do texto: T3875142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.