Homenagem ao dia dos Pais

Matéria dedicada a todos os pais que têm ou não um filho com deficiência.

Segundo depoimento de muitos pais, só o amor é capaz de superar todo tipo de barreira da experiência de ser pai de uma criança com deficiência.

Postado por: Vera Garcia:11 de Agosto 2012 em: Crianças com Deficiência, ver matéria completa no Blog Deficiente Ciente.

Amor incondicional: Deoclécio e Andreza

Depoimento

Meu nome é José Deoclécio de Oliveira. Tenho uma filha que se chama Andreza Santana de Oliveira, ela tem paralisia cerebral espástica, devido a complicações no parto.

Hoje ela tem 34 anos e apenas monitoro seus medicamentos contínuos, e por falta de uma condução própria e não tendo transporte público adaptado na minha região, deixo de fazer alguns procedimentos como fisioterapia, natação e integração social em grupo. Para compensar, procuramos manter sua rotina juntos com seus familiares, Rosária (a mãe), Andrélia (irmã) e seu sobrinho Marcos Vinicius, e também procuramos viver com os recursos e condições que dispomos. Procuramos fazer com que ela participe da nossa vida social incluindo-a na nossa rotina e, quando surgem algumas oportunidades em que ela pode participar, como um aniversário de um parente ou de amigos, ela fica muito feliz e recebe os carinho da maioria das pessoas! Também comemoramos seu aniversário anualmente, convidamos parentes e amigos, ela se envolve e até se emociona…

Em comemoração ao dia dos pais, eu diria para quem tem um filho (a) com deficiência, que as dificuldades que enfrentamos são generalizadas em todo o país e pior ainda, em Estados, pois os recursos de politicas públicas são muito precários. E a maioria das famílias ainda sofrem por não terem uma assistência de saúde completa, cursos de capacitações para uma pessoa com deficiência conseguir um emprego e outros…

Aproveitando esta data em comemoração ao dia dos pais, e época de eleição para vereadores e prefeitos, esse é o momento de refletirmos nas escolhas destes representantes, pois eles decidirão as politicas públicas e sociais em relação aos municípios, e os recursos financeiros que poderão ser destinados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Meus parabéns aos pais! Desejo força e perseverança nesta luta! E para aqueles que por várias razões não consigam dar ao seu filho (a) tudo aquilo que é necessário para uma qualidade de vida digna: dê Amor!

Abraços!

José Deoclécio de Oliveira e Vera Garcia
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 21/09/2012
Reeditado em 21/09/2012
Código do texto: T3893447
Classificação de conteúdo: seguro