AOS MESTRES, COM CARINHO


Hoje, dia do Mestre...

Se há dois mestres que lembro em minha vida, são estes:

- Um me ensinou o amor à sabedoria, aos livros, à  informação, para que minha consciência fosse ampliada e aberta ao que a vida podia me oferecer. Ensinou-me o respeito aos meus irmãos, aos meus amigos, e principalmente aos meus mestres -- para esse meu "Mestre Especial" todos os meus mestres do colégio sempre tinham razão -- jamais, em momento algum, ouvi-o  dizer que algum professor meu estava errado... eu é que estava errada e devia tomar consciência disso.  Esse meu mestre ensinou-me que a maior virtude de um homem é a sua força de vontade em querer aprender. Sempre aprender, em todos os momentos da existência.

Meu outro mestre ensinou-me a batalha do dia-a-dia. A luta pela sobrevivência, a não ter medo de nada, a não ficar esperando o maná do céu e sim a ir à luta por suas próprias pernas. Ensinou-me o amor às pequeninas coisas da vida, como um pé de alface, um ovo, uma toalha bordada sobre a mesa, um vaso de flores.... ensinou-me a ler o dia e a noite na lua e nas estrelas. Ensinou-me a caminhar, pois foi ela quem me amparou nos meus primeiros passos e me cercou de amor e desvelo durante todos os anos em que vivi ao seu lado...

Aos meus mestres maiores, a minha homenagem, cheia de saudade e amor. Profundo e eterno amor.

Meus mestres maiores: meus pais, Edgar e Hilda, in memoriam ...  que comigo caminham e caminharão sempre além  de todos os horizontes.




Lúcia Constantino
15 de outubro de 2012