Carta ao Mestre

Carta ao...

“Professor”

Meu mestre, meu herói, meu futuro...

Estive pensando e aproveitei para escrever umas linhas e falar com você professor, porém, antes peço sua licença para chamá-lo de mestre, preciso apenas de cinco minutos de sua atenção.

Agora sim, querido mestre, podemos continuar nossa conversa, mas antes de tudo mais a ser escrito quero dizer o quanto você é, e sempre será importante para mim, às vezes, reconheço que passo dos limites, desde já seria meu dever pedir quantas fossem as desculpas, as deixo pra depois.

No momento em que me vejo sozinho aproveito para refletir e, para isso, mais que nunca precisarei de sua ajuda, nem que seja só mais uma vez, pois grande é sua sabedoria, afinal é para isso que se preparou a vida toda. Desde antes de eu mesmo existir ensinava-me através de minhas gerações, repassando seus reconhecimentos e nem sempre foi reconhecido.

Somos frutos de uma mesma sociedade que nos julga muitas vezes por nossos valores, por nossa aparência, pelo que temos, e pelo que eu represento pra sociedade. E você, querido mestre, se fosse me julgar como me julgaria? Primeiro eu pediria, vá devagar, depois se não for pedir muito gostaria que você mestre tivesse um tempinho e procurasse saber um pouco mais sobre mim, por um minuto deixasse de lado e esquecesse as coisas que faço em aula, muitas vezes atrapalhando você e meus colegas, te causando raiva, indignação, te levando a pensar em desistir da arte de ensinar e transmitir conhecimento para o qual se preparou estudando muito.

Sua saúde poderá não ser a mesma daqui uns anos, porque, sem perceber, contribuo com meus atos, e se você se perguntasse - valeu à pena? Minha saúde esta frágil e delicada, eu que sonhava estar aposentado, curtir meus direitos por mérito, com saúde, OU, puxa vida! Agora compreendo o quanto valeu o esforço de uma vida inteira, ensinando e aprendendo todo dia um pouquinho, vejo a importância de ter sido professor e reconhecido. Bem, mestre, independente da resposta, nós nos completamos, porque precisamos um do outro.

Você, mestre, me ajudou a ter uma profissão, realmente desejo que tenha ainda muita disposição para continuar transmitindo seus conhecimentos e formando novos mestres para ocupar o lugar que um dia foi seu. Haverá um lugar reservado para você e que outro mestre irá estar, mas o seu cantinho será especial.

Como todo mestre precisa de discípulos, alguns de meus colegas seguirão seu exemplo e se tornarão mestres, outros seguirão caminhos diferentes, EU! Bem, ainda preciso melhorar muito, ai quem sabe...

Reservo um espaço para relembrar que professor é aquele que ministra aula, prepara conteúdo, faz planejamento escolar, entra na sala de aula e durante um tempo passa e repassa matérias aplicando-as no quadro ou não, ensinando e explicando detalhadamente com paciência e louvor. Mestre é aquele que além de tudo isso tem algo a mais para transmitir, por exemplo, preparar seus discípulos para os desafios da vida, acredita sempre que todos são capazes, mesmo aquele que parece ser um caso perdido e procura caminhar com ele dizendo – vou com você!

Meu professor, meu mestre, agora sim posso agradecer e pedir desculpas pelos meus atos, muitas vezes incorretos diante de você e de meus colegas de escola, sei que posso ser tão bom como meu colega do lado e capaz como você, ser mais um entre muitos de seus discípulos, pois, será através de seu exemplo que EU darei o meu melhor e, se um dia, perceber que não dei conta, pelo menos tenho certeza, esforcei-me e tentei, sem a culpa de consciência de não ter tentado, pois te ouvi.

Neste exato momento em que estamos a sós, vou confessar-lhe só mais umas poucas palavras. Em cada fase da vida agimos e pensamos conforme elas, para isso, querido mestre, abuso mais uma vez da sua paciência, peço que me compreenda e ajude-me a passar por cada uma delas.

Lembra quando disse do cantinho em que EU o colocaria? Pois é! Querido mestre, este cantinho que reservei para você tem um nome, é abençoado por DEUS e se chama CORAÇÃO. Espere, tenho mais umas palavras. Sem você, teremos de aprender com a escola do mundo e esta, por sua vez, pode não ter a mesma paciência SUA. Agora sim posso agradecer FELIZ dizendo: DEUS QUE TE PROTEJA SEMPRE ILUMINANDO SUA MENTE e MUITO OBRIGADO! Meu professor, meu Mestre, meu herói, meu futuro.

Aos professores, alunos, coordenadores e funcionários da escola Estadual José Serafim Ribeiro.

Gilmar Antonio de Oliveira

Outubro de 2012

Gilmar Antonio
Enviado por Gilmar Antonio em 07/11/2012
Código do texto: T3973408
Classificação de conteúdo: seguro