ALBERT EINSTEIN, O HOMEM

ALBERT EINSTEIN

ACABO DE LER A SEGUNDA BIOGRAFIA DE ALBERT EINSTEIN, EM MENOS DE DOIS ANOS. AMBAS BUSCAM RETRATAR E TRANSMITIR A GENIALIDADE INACREDITÁVEL DE UM SER HUMANO ÍMPAR, DE UM FÍSICO INCOMPARÁVEL E, SOBRETUDO, DE UM HOMEM CONSCIENTE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A RAÇA HUMANA.

SUAS DESCOBERTAS E TEORIAS, TODAS NASCIDAS DE SUA MENTE, SEM UMA VEZ SEQUER FAZER EXPERIÊNCIAS DE LABORATÓRIO, DERAM EMBASAMENTO TEÓRICO PARA PRATICAMENTE TODAS AS CONQUISTAS DA MODERNA TECNOLOGIA. ATÉ O GPS QUE VC USA NO SEU CARRO NÃO SERIA POSSÍVEL SEM LEVAR EM CONTA A GRAVITAÇÃO, DILATAÇÃO DO TEMPO, ETC.

PARALELAMENTE À FANTÁSTICA REVOLUÇÃO QUE PROVOCOU NA FÍSICA E, EM CONSEQUÊNCIA, NA TECNOLOGIA DE MODO GERAL, FOI UM HOMEM NOTÁVEL:

• NÃO SE DEIXOU IMPRESSIONAR PELA FAMA. EXIGIU QUE SEU CORPO FOSSE INCINERADO PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE CULTO À SUA PERSONALIDADE, E MUITO MENOS FUNDAR INSTITUTOS COM SEU NOME.

• SOFREU AMEAÇAS DE MORTE PELOS QUE NÃO CONCORDAVAM COM A SUA FÍSICA. AO INVÉS DE ENTRAR EM INÚTEIS DISPUTAS DE VAIDADES, DEIXOU SEUS DESAFETOS FORMAREM VERDADEIRAS ASSOCIAÇÕES CONTRA SUAS TEORIAS ( TINHA ATÉ PRÊMIOS NOBEL ENTRE ESTES) E TRATOU DE VIAJAR PELO MUNDO, DANDO PALESTRAS E DEIXANDO SEU TRABALHO FALAR POR SI.

• FOI CONTRA A GUERRA DE MODO GERAL E A FAVOR DA ELIMINAÇÃO DOS EXÉRCITOS DA FACE DA TERRA. CONSIDERAVA A FORMAÇÃO MILITAR UM ABSURDO, POIS NÃO PASSA DE UM CURSO PREPARATÓRIO DE ASSASSINOS.

• DESDE O NASCEDOURO DO NAZISMO ( INÍCIO DA DÉCADA DE 1920) FOI CONTRA, QUANDO O MUNDO ACHAVA QUE ERA A SALVAÇÃO DA ALEMANHA.

• AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, NÃO TEVE UMA VIDA TRANQÜILA. SEUS PROBLEMAS PESSOAIS FORAM INCONTÁVEIS, E MESMO ASSIM, SEU AMOR A FÍSICA NÃO FOI ABALADO.

BOM, COMO NÃO PRETENDO REPRODUZIR O QUE LÍ, FICA AÍ UMA SUGESTÃO DE LEITURA E ESTUDOS ALTAMENTE INTRIGANTE E ATRAENTE.