Arquitetura e filosofia

Morre Oscar Niemeyer aos 104 anos.

E assim está a manchete no site da BBC Brasil, a respeito deste grande Artista, que inspirava sua arquitetura nas curvas de rios e no corpo feminino.

O mundo perdeu uma vida valiosa mas ganhou um legado inegável de formas e contornos, formando paisagens e embelezando cidades. Como ele mesmo disse: "a vida é mais importante que a arquitetura". Mas hoje, devo admitir, a arquitetura prevaleceu em importância. O meu muito obrigado ao Sr. Niemeyer. Que esteja em paz e sorrindo, agora!

A vida é muito curta dizem os mais velhos, advertindo os jovens em tenra idade a aproveitarem e a fazer desse Caos cotidiano algum sentido, mesmo que temporário.

Já para os muitos desavisados há quem afirme aquele antigo ditado pagodesco: "Deixa a vida me levar"; muito embora, anuncio o fato de que se leva a vida que se deixou plantar, ou seja, fica pro final a cereja do bolo. Entendeu?! Se não, abstraia o conceito e veja se encontra sentido.

Neste ponto, já não tenho muitas palavras que me restam porque o que faz sentido da vida é aprender. E é vivendo que se aprende. São duas vias que se complementam.

Só escrever, então, não é suficiente, pois é descrever a lição aprendida, idealizar o belo, descarregar a emoção, imaginar o não vivido... Viver é outra coisa. É prático, factível e palpável.

Tendo em vista que a estética é meramente visual, o que tem me enchido os olhos ultimamente, muito além da Forma, é o idealizado Fundo, ou melhor, Conteúdo.

É indo em busca do Por que (ou "Why?") que se é possível encontrar algum sentido seja artístico, moral, ou ético nesse emaranhado de possibilidades em meio a corrente de pessoas, todas interligadas. Muito embora, pode-se estar perto ou longe, envolvido ou disfarçado dentre todos. O que resta a cada um é desmascarar a sí mesmo e voltar àquela pergunta que o filósofo Sócrates, em priscas eras, nos ensinou: "Conhece-te a tí mesmo".

Thome
Enviado por Thome em 06/12/2012
Código do texto: T4021928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.