Meus Heróis

Os meus heróis acordam antes do sol. Bebem um café corrido, tomam ônibus inadequados em paradas desabrigadas. Atravessam ruas sem calçadas e aterrorizantes.

Meus heróis são crianças jogadas num mundo novo de desilusão onde encaram com coragem e fazem o próprio paraíso. Um paraíso às avessas, onde o almoço é caro, o descanso é duro e o descaso é um caso sério. Mas o poder do encontro, do sonho, da amizade e da coragem que vem de algum lugar os move. E eles lutam, fazem da escola um ninho, até porque as vezes, o ninho para o qual deveriam voltar com alegria, também não é para onde querem ir.

Meus heróis têm apelidos engraçados, alguns nem ouso dizer, mas apesar de parecerem ofensivos, são códigos carinhosos entre eles. Códigos usados também para os soberbos, os indiferentes, os que não sabem o significado da palavra mestre e que mais se parecem algozes de um educandário arcaico.

Mas os meus heróis também sabem voar, alguns até feito dragões ferozes, só de brincadeirinha, atrás de seus olhos doces que tanto amo. Sofro quando se vão de mim, com suas capas esvoaçantes, para um outro paraíso torto e quem sabe ainda mais duro. Um dia talvez voltem, como voltei, na esperança de transformar o ninho, onde estranhamente foram felizes.