RENASCES SANTA MARIA...

RENASCES SANTA MARIA

A frase que mais me chamou a atenção, entre as muitas que ouvi nesta tragédia que marcou Santa Maria, entristeceu o Rio Grande do Sul e colocou o Brasil de luto foi a que escutei de uma jovem na televisão: “a cidade morreu junto...”

Mas Santa Maria não morreu, ela foi abatida, está muito ferida, mas como o POVO DO RIO GRANDE, de SANTA MARIA é forte, é guerreiro e vai se curar, cicatrizes marcarão para sempre, chagas demorarão a fechar, mas Santa Maria continuará viva.

Não vou aqui buscar culpados ou lançar hipóteses do que aconteceu, do que poderia ser evitado. Isso é trabalho da polícia, dos bombeiros, da justiça, dos governos. É notório que houve ganância de alguns, imprudências de outros, omissão do poder público. Mas que se apure, se responsabilize e que se faça justiça.

Conheci Santa Maria há 12 anos, uma cidade pulsante, uma cidade jovem, uma cidade bonita, de gente bonita.

Cidade histórica com ar de modernidade.

Como toda cidade universitária e de grande contingente militar, uma cidade de vida noturna agitada, de bares lotados, uma cidade que jorrava alegria, rostos felizes.

Uma cidade organizada, limpa. Uma mistura de gente de todo Brasil.

Gente que lá nasceu, gente que adotou a cidade, gente que viu seus filhos lá nascerem.

Cidade de vários sotaques, cidade de rostos diferentes, cidade de várias raças.

Tenho o privilégio de ter conhecido na minha vida inúmeras pessoas nascidas nos Pampas, alguns considero meus melhores amigos, alguns são como irmãos.

Aprendi a conviver, a lidar, a aprender com eles. Só não aprendi a fazer churrasco e olha que tive os melhores professores.

Quem pensa que o gaúcho é sério, é sisudo, barrista, acertou. Eles são tudo isso, até porque devido a sua história de lutas, história de revoluções, aprenderam a se defenderem, a se protegerem, a se unirem.

Mas eles também são alegres, festeiros, generosos e se você conquista a amizade deles, tenha certeza que é para o que der e vier e que é para sempre.

Neste mês Santa Maria teve a lógica da vida invertida, pois como alguém disse uma vez, nós pais esperamos que os filhos nos enterrem e nunca nos preparamos para o contrário. Centenas de pais estão vivendo essa inversão perversa, dolorosa que a vida reservou.

Ao contrário do que sempre se fala, que tudo tem um lado bom, nesta tragédia não tem lado bom nenhum, só tem tristeza, choro, dor.

O que eu espero é que as providências dos órgãos públicos não fiquem só em homenagens de “luto oficial”, de “bandeira a meio pau”, de “minuto de silêncio”. O que está acontecendo em Santa Maria é uma tragédia imensurável, sem comparações, que devemos sentir e sofrer com o povo gaúcho. Mas que devemos cobrar providências, atitudes, medidas sérias, eficazes. eficientes. Que o carnaval que se aproxima não seja motivo para deixarmos esquecer o que aconteceu, que não seja motivo de deixarmos as dores somente para quem perdeu familiares, amigos.

Vivemos em um país em que pais, mães, irmãos, filhos são mortos todos os dias por menores e estes não podem ser punidos, porque os nossos legisladores acham que estes assassinos de 15, 16, 17 anos não tem consciência do que estão fazendo. Vivemos em um país em que a cada hora, vidas são tiradas no trânsito em acidentes causados por motoristas alcoolizados, que são liberados horas depois pagando uma fiança de dois mil reais.

Que esta tragédia ao menos sirva para nossos governantes, nossa justiça, nossos políticos refletirem que algo deve ser feito, que as leis tem que mudarem, que as existentes tem que ser cumpridas, que o poder público deixe de ser omisso e conivente com aqueles que não respeitam as leis, que tiram vidas.

Espero e tenho certeza, que como já aconteceu, saia do Rio Grande do Sul, algo que mude esse país, que a vida desses jovens não tenham sido em vão.

Santa Maria é conhecida como o Coração do Rio Grande, e este coração não parou, está batendo fraco, lento, triste, mas está batendo. Que aos poucos volte a bater forte, pujante.

Foge da memória uma frase que sempre escuto dos meus amigos gaúchos, mas ela diz algo mais ou menos assim “que o gaucho não foge da pelea...”

Então, gaúchos, vençam esta pelea.

Renasces Santa Maria.

Renasces Rio Grande.