Com o perdão da expressão! ( Uma homenagem ao “ ser mulher”)

Hoje de manhã, vi pelo Facebook várias homenagens ao dia da mulher, a maioria usando um clichê minimalista de que ser mulher é: “Gravidez, menstruação, TPM, casa, trabalho, escola, filhos, depilação, amigas falsas, celulite, maquiagem e salto alto”.

Com o perdão da expressão, mas isso é coisa de “mulher machista”. Sabemos que nós, Mulheres, somos muito mais que isso! Claro que nenhuma dessas coisas acima é fácil para nós. Agora aceitar que somos SÓ isso é quase como aceitar o machismo entre outras coisas.

Para começo de conversa, devo relembrar que esse dia existe não porque marca o primeiro dia que uma mulher ficou em pé em cima de um salto de quinze centímetros. Mas sim porque é um marco na história da longa luta da mulher por sua dignidade. Quem não sabe ou lembra, no dia 8 de março de 1857, cerca de 130 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova York, onde reivindicavam melhores condições de trabalho.

Ser mãe é um dom natural da mulher, isso ninguém pode proibi-las de ser! Assim como as outras coisas acima são comum à todas, quase que como um direito de nascença.

Mas ter reconhecimento no mercado de trabalho, conseguir liderar um grupo masculino machista e ter respeito ao mesmo tempo, conviver com um troglodita em casa (porque homem que bate em mulher não merece ser chamado de homem) ou ainda impor que somos tão ou mais capazes de desempenhar as atividades como qualquer homem, seja de raciocínio ou até mesmo de força, e AINDA aguentar o emaranhado hormonal e sentimental da natureza feminina, isso sim deve ser aplaudido.

Eu brindo as mulheres que são gerentes gerais em uma empresa com maioria de homens, que conseguem em uma reunião serem aplaudidas por seu talento mesmo estando com a unha quebrada, depilação atrasada e sobrancelha por fazer. Às mulheres que trabalham o dia todo, estudam, cuida dos filhos e da casa e nunca desistem de seus sonhos.

Um brinde a aquelas que chegaram à presidência de uma multinacional ou de um país, superando todo o preconceito, violência, desrespeito e ainda mantém um sorriso radiante no rosto.

Um brinde as mulheres que sofrem com a violência em seu lar e criam coragem para enfrentar e lutar contra isso. Seja porque apanham ou porque são humilhadas psicologicamente.

E é claro, não podemos deixar de pensar e homenagear todas as mulheres, não só as que morreram queimadas na fábrica no dia 8 de março, mas todas que deram sua força, beleza, sangue e vida em lutas e protesto para que hoje, nós, mulheres modernas, possamos ter um salário decente e proporcional ao nosso trabalho e ser reconhecidas como profissionais competentes e gastá-lo como quisermos, como por exemplo, com maquiagem, sapatos, salões de beleza, etc.

Uma salva de palmas para as mulheres que apesar das correntezas contras, lutam dia a dia para que a dignidade e o esplendor de SER MULHER tenha seu lugar ao sol, mesmo que entre lágrimas, mas sempre sorrindo, vocês merecem!

Érica Rosa
Enviado por Érica Rosa em 08/03/2013
Reeditado em 17/03/2013
Código do texto: T4177642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.